Arapiraca

Quatro casos já foram registrados em Arapiraca

Por 7 Segundos 26/11/2015 06h06
Quatro casos já foram registrados em Arapiraca
- Foto: Ilustração

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (25), pela Secretaria de Saúde de Arapiraca (SMS), o município agrestino já registrou quatro casos de microcefalia. 

Os casos no estado de Alagoas somavam 42 até a noite de terça-feira (24), segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), à imprensa.

Com os três novos casos em Arapiraca, Alagoas já soma 45. A situação se estende na capital, Maceió (15 casos), e em cidades como Santana do Ipanema (15), Palmeira dos Índios (3), Delmiro Gouveia (2) e Arapiraca (4 casos).

Bebê e gestantes

Os primeiros casos de microcefalia constatados em Arapiraca foram de um recém-nascido com 15 dias de vida e de uma gestante com oito meses de gravidez.

Mas, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Ana Lúcia Alves Lima, foi diagnosticado microcefalia em mais dois casos envolvendo duas gestantes. Portanto, a cidade já registra quatro casos de microcefalia.

As gestantes e o recém-nascido são moradores dos bairros Bom Sucesso (Conjunto Nossa Senhora Aparecida), Planalto, Teotônio Vilela e Alto do Cruzeiro. Casos que deixam em alerta as autoridades da Saúde no município.

De acordo com a coordenadora Ana Lúcia, as gestantes relataram que tiveram virose com sintomas compatíveis com os da Zika Vírus, que é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.

"Essas doenças como a Zika, a Chikungunya e até mesmo a dengue estão sendo associadas à microcefalia, porém não há ainda estudo científico com esta comprovação. De toda forma, é necessário uma prevenção mais eficaz contra o mosquito da dengue", alertou Ana Lúcia Lima.

Exames em Belém

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Arapiraca informou que as amostras dos exames coletados aqui são encaminhadas para Maceió e de lá para a cidade de Belém, no Pará, onde fica o Instituto Evandro Chagas, referência do Ministério da Saúde nas regiões Norte e Nordeste.

"São encaminhadas dez amostras por semana e aqui foi constatado um caso intrauterino, identificado através de ultrassonografia, em que o bebê apresentou o perímetro cefálico menor que 33%, indicando microcefalia", relatou Ana Lúcia Lima.

Ela ressaltou que o bebê com microcefalia tem que ser acompanhado por um neurologista, além de profissionais especializados como fonoaudiólogo, fisioterapeuta entre outros.

Focos da dengue

A coordenadora ressaltou que o foco do mosquito da dengue em Arapiraca já atingiu 6,6%, ou seja, mais que o dobro permitido pelo Ministério da Saúde (MS).

Ela frisou que um levantamento feito pela prefeitura apurou que 80% do foco da doença estão nas residências em reservatórios de água e 20% do foco em locais abertos e alojados em pneus, plantas e outros recipientes em ruas e terrenos baldios.

"Mesmo com o trabalho diário e constante sobre a prevenção do foco do mosquito da dengue, a Prefeitura de Arapiraca está com uma força-tarefa para que a população possa contribuir ainda mais no combate à proliferação do mosquito da dengue", alertou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Arapiraca.