Agreste

Escola pública é suspeita de ter rinha de pássaros

Por Redação com MPE/AL 24/11/2015 16h04
Escola pública é suspeita de ter rinha de pássaros
- Foto: Assessoria MPE/AL

Durante uma ação para resgate de animais silvestres em cativeiros, a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), por meio da equipe fauna, descobriu uma escola pública abandonada com indícios de que lá funcionava uma rinha de canários.

Em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, na Escola Internacional Rotary Clube, situada na Rua Dom Otávio Aguiar, no Bairro da Ribeira, os fiscais encontraram dois filhotes de cachorro e 21 canários belgas.

“Apesar de exóticos, os pássaros estavam em condições de maus tratos e viviam em condições inadequadas de higiene. Se nada fosse feito, um dos cães poderia morrer em poucos dias”, constatou o médico veterinário Isaac Albuquerque, professor convidado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Segundo o militar do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), tenente Wenderson Viana, a situação encontrada configura crime que contraria os artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais, por ter em cativeiro animal silvestre e maus tratos respectivamente.

“Nenhum responsável foi encontrado no local. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem Provisório de Animais Silvestres da FPI para receberem os cuidados necessários”, disse Wenderson Viana.

Apreensão recorde

Há pouco mais de três dias de fiscalização preventiva integrada, a equipe fauna já comemora o novo recorde de animais resgatados entre as quatro edições da FPI do São Francisco.

Com os 378 animais entregues ou apreendidos nesta segunda-feira (23) fez com que o número referente ao resgate chegasse a 2.205 espécimes silvestres.

Entre eles, galos de campina, azulão, canários da terra, jesus-meu-deus, papa capins, curiós, caboclinhos, sete cores, pintassilgos, trinca Ferro, sabiás, ferreiro, extravagante, graúnas, cravinas, coleirinha, sanhaço, cardeal, periquitos da caatinga, asa branca e outros.

Veja o vídeo em que um fiscal do IMA explica como as aves são transportadas e a rinha acontece: