Alagoas

AL realiza primeiro casamento coletivo com maioria dos noivos quilombolas

Por Redação co Agência Alagoas 22/11/2015 16h04
AL realiza primeiro casamento coletivo com maioria dos noivos quilombolas
- Foto: Agência Alagoas

A realização de um sonho. Foi assim que muitos dos cem casais que oficializaram a união, em um casamento coletivo, na cidade de Santana do Mundaú, descreveram a emoção daquele momento. A maioria dos noivos era das comunidades Quilombolas de Jussarinha, Mariana, Filuz e Muquém. Esta foi a primeira celebração deste tipo no país, composta por maioria de quilombolas, e ocorreu no sábado (21).

A solenidade civil e a benção religiosa reuniu cerca de seiscentas pessoas, entre noivos e familiares, e contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, e do Gabinete Civil, Prefeitura Municipal, e diversas Organizações Não Governamentais (ONGs).

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, 'Rosinha da Adefal', representou o governador Renan Calheiros Filho. e destacou a importância e a simbologia do casamento Quilombola. "Neste momento, o Governo está promovendo cidadania, mas também promove a maior instituição da sociedade que é a família", afirmou a secretária.

Rosinha também aproveitou o momento para falar dos números da violência contra a mulher e lamentar que, na maioria das vezes, ela acontece dentro de casa. "É preciso que todos, homens e mulheres, se respeitem mutuamente. Casamento é amor e respeito" , afirmou.

Para a juíza Joyce Araújo, que realizou o casamento, o momento é histórico. "Este evento é muito importante, pois representa o olhar de valorização do Estado para estas comunidades", destacou ela.

Para o casal de agricultores Josefa da Conceição, de 51 anos, e Lourival da Silva de 54, esta foi uma grande oportunidade de realizar o sonho do casamento. "Já vivemos juntos há 35 anos, sempre tivemos vontade de casar, de ficar tudo certinho, e agora nos apareceu a oportunidade. Estamos muito emocionados", disse o agricultor.

Durante a bênção religiosa, a pastora Siméa de Souza, da Paróquia Anglicana de Olinda (PE), também ressaltou o momento. "Isso é casamento saudável, sociedade saudável, contribuindo para um mundo melhor". Além dos poderes públicos, ONGs - como Visão Mundial, SOS Global, Associação Missão Esperança, Instituto Irmãos Quilombolas e Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo -, estiveram empenhados na realização do evento.

A celebração contou com apresentações de danças e do grupo Mmsical da Visão Mundial, além de diversas lideranças quilombolas e o prefeito da cidade, Marcelo de Souza, e secretários municipais.