Arapiraca

No Dia da Consciência Negra, comércio funciona em Arapiraca

Por 7 Segundos 20/11/2015 06h06
No Dia da Consciência Negra, comércio funciona em Arapiraca
- Foto: arquivo 7Segundos

O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), não é considerado nacional. No entanto, as repartições públicas municipais, estaduais e federais não funcionam neste dia 20 de novembro. Apenas os serviços essenciais oferecidos por esses poderes.

Assim como o Poder Judiciário de Alagoas suspendeu suas atividades para esta sexta-feira. As unidades judiciais voltam a funcionar na segunda-feira (23). No entanto, os plantõs no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na capital, e nas Comarcas da capital e do inteiro vão funcionar.

Comérico aberto

Em Arapiraca, o Dia da Consciência Negra não atinge o comércio local. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas), todas as lojas e empresas comerciais vão abrir as portas nesta sexta-feira (20).

A informação do Sindlojas é de que a data não consta como feriado no calendário de negociação do comércio. Com relação aos bancos, o Sindlojas recebeu comunicado de que a agência do Banco do Brasil estará fechada nesta sexta. Os demais bancos não informaram se abrem ou fecham as portas.

Para os comerciantes que precisarem de crédito durante o dia de hoje, o Sindlojas confirmou que a Cooperativa de Crédito para Empresas (Sicoob), que funciona na Rua Manoel Leão, vai funcionar normalmente.

Shopping Center

O Arapiraca Garden Shopping vai funcionar normalmente no Dia da Consciência Negra. Todas as lojas e praça de alimentação vão funcionar no horário permanente das 10 da manhã às 22 horas.

O cinema também seguirá com a programação normal.

Zumbi dos Palmares

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).