Cultura

Comunidade Quilombola mantém tradição

Por 7 Segundos 20/11/2015 11h11
Comunidade Quilombola mantém tradição
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

No Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o país nesta sexta-feira (20), moradores da Comunidade Quilombola do Pau d’Arco, na zona rural de Arapiraca, falam com orgulho sobre a riqueza cultural que ainda sobrevive no local.

Tradição viva

O Pau d’Arco é reconhecido como Comunidade Remanescente de Quilombos desde 2012 pela Fundação Cultural Palmares, por meio do Decreto 4.887 de 20 de novembro de 2003.

Com 70% da população formada por negros e pardos, a comunidade é uma das poucas que mantêm viva as tradições do povo africano, intensificando suas atividades na Semana de Consciência Negra.

Seu Iaiá, 90 anos de história e vida.

Na última quarta-feira (18), estudantes da Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo deram continuidade ao projeto “Construindo a Identidade Afrodescendente” e na quinta-feira (19), realizaram o tradicional desfile do cortejo real, que contou com a participação de vários grupos artísticos da comunidade, como as 'Pérolas' e os 'Diamantes Negros'.

Para a professora de história Laurinete Basílio dos Santos, manter a tradição é tarefa bastante complicada, principalmente porque a comunidade fica perto da zona urbana de Arapiraca.

“O que nos ajuda no resgate dos valores culturais são os grupos artísticos e com idosos que foram formados anos antes de recebermos o reconhecimento como Comunidade Quilombola. São eles os responsáveis pela vida das nossas tradições”, disse.

José Leite dos Santos, 90 anos, conhecido por "Iaiá" é o morador mais antigo da comunidade. Há dez anos vive na localidade, com sua esposa e seis filhos.