Arapiraca

Moradores da Vila Aparecida estão sem água há meses

Por 7 Segundos 19/11/2015 06h06
Moradores da Vila Aparecida estão sem água há meses
- Foto: reprodução

O inverno deste ano não está para água e o líquido precioso está em falta nas torneiras de algumas comunidades rurais do município de Arapiraca.

A falta do abastecimento regular pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se transformou em um tormento para os moradores da Vila Aparecida. Comunidade rural com mais de 200 famílias, que está sem água há pelo menos cinco meses.

Carros-pipa

Por falta de abastecimento da Casal de forma regular, os moradores só tem uma alternativa: comprar água de carros-pipa para abastecer suas casas. Uma medida que só pode tomar quem tiver guardado algumas economias.

É o caso do comerciante Tiago Aguiar, de 32 anos, que é casado e pai de duas filhas. Ele relatou à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que o drama da falta d'água está piorando cada vez mais, porém a conta de água da Casal chega todos os meses.

"Estamos vivendo uma situação angustiante porque precisamos de água para todas as necessidades da casa e da família e não temos, mas conta a gente paga", avisou Tiago Aguiar.

Para amenizar a situação, o comerciante tem comprado água para abastecer os reservatórios da residência. Ele informou que um carro-pipa custa em torno de R$ 150 e só dá para suprir as necessidade durante quinze dias.

"Aqui em casa temos que comprar água de dois carros-pipa para o mês inteiro, senão não dá. São R$ 300,00 por mês só de água e não tenho condições para isso", desabafou Tiago Aguiar.

O morador da Vila Aparecida disse que a comunidade já fez um abaixo-assinado e levou o documento para as autoridades locais. No entanto, nada foi resolvido até agora.

Distribuição irregular

O engenheiro da Casal e gerente da unidade de Negócios do Agreste, Tácito Marques Castelo Branco, afirmou que o abastecimento na Vila Aparecida está irregular porque o sistema precisa de melhorias na rede de distribuição de água.

Ele disse que a Casal está com um processo de licitação em andamento para adquirir peças e contratação de mão de obra para realizar os serviços na rede de distribuição da Vila Aparecida.

"O sistema de bombeamento da Vila Aparecida precisa de intervenções na rede de distribuição e de melhorias na pressurização da água, para melhorar a pressão e a água chegar regularmente em todos os pontos que precisam ser abastecidos', explicou Tácito Marques.