Arapiraca

Sem verba, CHAMA não recebe pacientes

Por 7 13/11/2015 17h05
Sem verba, CHAMA não recebe pacientes
Hemodiálise CHAMA - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

A falta de recursos pode virar uma tragédia para as pessoas que precisam fazer o tratamento de hemodiálise pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em Arapiraca apenas dois hospitais são referências no tratamento: O CHAMA e o Afra Barbosa.

Essa realidade é constatada pelo diretor do Centro de Hemodiálise do Complexo Hospitalar Manoel André, Hospital CHAMA, o médico Indalécio Magalhães. Ele afirma que o hospital já atende 265 pacientes.

"Já estamos no limite financeiro e só podemos atender os pacientes que estão em tratamento, o hospital não tem condições de receber novos pacientes", frisou Indalécio Magalhães.

O diretor do Centro de Hemodiálise foi taxativo com situação da escassez de recursos. "A falta do repasse de verba significa a morte anunciada das pessoas que fazem e que precisam fazer o tratamento de hemodiálise", alertou Magalhães.

O governo federal repassa para o CHAMA R$ 842 mil por mês e essa verba não é suficiente. Por esta razão, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio , da Secretaria Municipal de Saúde, repassa a complementação.

"O CHAMA e o Afra Barbosa atendem em média 360 pacientes e a despesa chega em torno de R$ 900 mil e para suprir a assistência aos pacientes cerca de 100 pessoas trabalham no hospital", disse Indalécio Magalhães.

Os pacientes com problemas renais precisam fazer o tratamento de hemodiálise três vezes por semana. O CHAMA faz o tratamento durante três turnos e em cada um deles são atendidos mais de 50 pessoas.

"Os pacientes que não poderão ser atendidos aqui, precisam ir para Maceió e procurar hospital especializado", disse o médico.

Atraso nos recursos

Por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, reconheceu que há atraso do governo federal no repasse financeiro da prestação de saúde dos municípios e inclui os serviços de hemodiálise.

O secretário reforçou que a Prefeitura de Arapiraca está acompanhando toda a situação para resolver a questão da regularização dos recursos junto à diretoria do Hospital CHAMA.

"Os serviços não serão paralisados e estamos trabalhando para a população ter um atendimento humanizado e de qualidade", afirmou Ubiratan Pedrosa, por meio de nota da assessoria.

Veja o vídeo feito pelo fotógrafo do 7 Segundos, Josival Meneses, no Centro de Hemodiálise do CHAMA.