Capital

Circuito de corrida de rua agitará Maceió

Por Redação com Ascom Santa Casa 11/11/2015 21h09
Circuito de corrida de rua agitará Maceió

Sabe como viver mais e melhor? Parando de fumar – para quem tem esse hábito nocivo – e praticando regularmente atividade física. Para estimular você a sair do sofá e calçar o tênis, a Santa Casa de Maceió planejou para o dia 28 de novembro o 1º Circuito Santa Casa de Corrida de Rua, com largada às 17 horas na Praça Multieventos da Pajuçara.

As inscrições estão abertas no portal da Santa Casa de Maceió a toda comunidade alagoana com direito, inclusive, à premiação para atletas em várias faixas etárias.

O investimento de R$ 50,00 dará direito ao kit do atleta contendo bolsa personalizada, squeeze, viseira, camisa UV e sachê com protetor solar.

Segundo a Gerência de Marketing da Santa Casa de Maceió, os atletas poderão se inscrever em quatro modalidades: caminhada, 5 km, 10 km e Kids.

Ao vincular sua imagem ao Circuito Santa Casa, a rede farmácias de manipulação Ao Pharmacêutico busca incentivar a prática de esporte e a adoção de um estilo da vida saudável em sintonia com a motivação da Santa Casa de Maceió.

“Queremos incentivar a prática de esporte para construir um estilo de vida saudável na sociedade alagoana”, argumenta André Carneiro, gerente de Marketing da Santa Casa de Maceió. Mais do que uma corrida, o projeto foi pensado para discutir junto à população a questão do sedentarismo e incentivar a população a adotar hábitos saudáveis de vida, que incluem desde atividades desportivas e físicas até mudanças na alimentação.

Antes de sair do sofá e começar a correr vale à pena seguir as dicas do cardiologista Salvador Serra, chefe do Centro de Cardiologia do Exercício, vinculado ao Instituto de Cardiologia Luís Castro, do Rio de Janeiro.

Com 40 anos de experiência, dos quais 30 à frente da instituição carioca, Salvador Serra enfatiza que a fórmula para viver mais e melhor repousa em duas decisões simples, que abrem esta reportagem: parar de fumar e praticar exercícios regularmente.

“Caminhar moderadamente 30 minutos, cinco vezes por semana, reduz em 14% o risco de doenças cardíacas. Dobrando esse tempo, o percentual aumenta para 20%”, diz Salvador Serra, lembrando que triplicando o tempo o benefício é ainda maior.

O especialista alerta, entretanto, que cada pessoa possui um limite, que não pode ser continuamente ultrapassado. “Os extremos devem ser evitados, pois quem sofre é o coração, que pode sofrer danos e levar até mesmo à morte súbita”.

Estudos internacionais revelam que na faixa etária acima dos 35 anos ocorrem de 2 a 7 casos de morte súbita por ano a cada 100 mil habitantes. Na faixa abaixo dos 35 anos o índice cai para apenas um caso.

Para começar a correr ou desenvolver qualquer atividade física é importante procurar um cardiologista visando avaliar sua condição clínica. O médico carioca defende a desburocratização da avaliação, lembrando que o teste de esforço não deve ser solicitado indiscriminadamente, somente em casos que exijam uma investigação maior de acordo com o histórico do paciente.