Alagoas

Apuração acirrada: Valéria é a nova reitora da Ufal

Por 7 Segundos 06/11/2015 16h04
Apuração acirrada: Valéria é a nova reitora da Ufal
Valéria Correia disputa 2º turno com Rachel Rocha - Foto: -Sandro Lima

Apuração encerrada com o total das 58 urnas na eleição para a Reitoria da Universidade Federal de Alagoas. Com 51,63% dos votos válidos, Valéria Correia é a nova reitora da Ufal. Em segundo lugar, Raquel Rocha ficou com 48,37% dos votos válidos.

Veja, abaixo, reportagem do 7 Segundos pouco antes de a apuração ser concluída.

A poucas horas de a apuração terminar para a eleição da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta sexta-feira (6), a candidata Valéria Correia já é considerada a nova reitora da ufal com 51,9% dos votos válidos contra 48,31% da segunda candidata, a atual vice-reitora Raquel Rocha.

Os dados são da página oficial da Eleição 2015 da Universidade Federal de Alagoas, que ainda está em processo de apuração com 55 das 58 urbans apuradas, neste segundo turno da eleição.

De acordo com a votação, acirrada, praticamente voto por voto, a contagem dos votos das duas candidatas divide a opinião dos eleitores classificados em docentes (professores), discentes (alunos) e técnicos da Ufal, que tiveram direito de voto.

Apuração

Na apuração dos votos dos docentes, Raquel Rocha obteve até agora 61,50% dos votos válidos contra 38,50% da candidata Valéria Correia. Na contagem dos votos dos discentes, as urnas contabilizam vitória de Valéria com 59,70% contra 40,30% dos votos atribuídos à Raquel.

Já na apuração dos votos dos técnicos, Valéria ganha com vantagem de 56,71% contra 43,29% dos votos de Raquel.

Processo eleitoral

O processo eleitoral deste ano para o cargo de reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já é considerado o mais intenso dos últimos 20 anos, com as eleição decidida, pela primeira vez, no segundo turno.

A votação para a Reitoria da Ufal aconteceu na quinta-feira (5), com a mobilização de toda a comunidade acadêmica para eleger a nova representante da instituição em nível nacional.

Interiorização

Com foco no desenvolvimento da interiorização da Ufal, a chapa "Outra Ufal é Possível", foi composta pela coordenadora do curso de Serviço Social, Valéria Correia, candidata à reitora; e pelo coordenador do curso de História do Campus Sertão, José Vieira, para o cargo de vice-reitor., resolveu finalizar a campanha nos dois principais Campus da Ufal no interior do estado, em Arapiraca e em Delmiro Gouveia.

Orçamento

A universidade Federal tem o terceiro maior orçamento do estado de Alagoas, perdendo apenas para o governo do Estado e para o governo Municipal da cidade de Maceió. São cerca de R$ 700 milhões para gerir à administração pública da Ufal em Alagoas.

Valéria Correia decidiu finalizar sua campanha no Campus da Ufal no Agreste, e o candidato a vice-reitor no Campus da Ufal no Sertão.