Alagoas

Governo de AL firma parceria com a ONU em prevenção à violência

Por Redação com Agência Alagoas 06/11/2015 20h08
Governo de AL firma parceria com a ONU em prevenção à violência
O representante da ONU, Rafael Franzini, confirmou presença no primeiro seminário de prevenção à violência de Alagoas, que será realizado no início da segunda quinzena de novembro

Com o objetivo de elaborar um termo de cooperação entre o Governo de Alagoas e a Organização das Nações Unidas, por meio do Escritório sobre Drogas e Crimes (UNODC), o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, esteve reunido, nesta quinta-feira (5), com representantes do organismo internacional, em Brasília. A reunião discutiu os parâmetros e os aspectos básicos para a parceria entre os dois órgãos, que vai fortalecer as ações de prevenção à violência no estado.

O encontro contou com a participação do chefe do Escritório de Ligação e Parceria da ONU no Brasil, Rafael Franzini, do coordenador da Unidade de Estado de Direito, Nívio Nascimento, e da oficial de Programa HIV/Aids e Drogas, Nara de Araújo. A cooperação terá como base a busca por melhores práticas que se vinculem a indicadores de acompanhamento de desempenho e resultados para garantir melhores resultados no enfrentamento da criminalidade em Alagoas.

Segundo o secretário Jardel Aderico, o encontro segue a diretriz do Governo de Alagoas para aproximar os programas e intervenções de prevenção às atividades desenvolvidas em outros estados e países. “Essa foi uma determinação do governador Renan Filho, que demonstra total maturidade do Estado de Alagoas no tratamento de suas políticas públicas”, enfatizou.

Durante o encontro, o representante da ONU, Rafael Franzini, confirmou presença no primeiro seminário de prevenção à violência de Alagoas, que será realizado no início da segunda quinzena de novembro. No evento, Franzini apresentará os resultados obtidos com ações de prevenção em outros países, como Uruguai, Colômbia e Paraguai.

Para o secretário-executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Cloves Benevides, a reunião marcou o início do processo de qualificação das políticas públicas de Alagoas. “Quando esta cooperação se concretizar, os programas de prevenção à violência nos territórios vão mostrar os melhores resultados possíveis e os programas de drogas, que já são muito exitosos, vão ganhar mais condições de atuação”, afirmou Benevides.

O termo de cooperação será assinado durante o Seminário Estadual de Prevenção à Violência, que será realizado pela Seprev ainda no mês de novembro.