Litoral

Festa Literária impulsiona turismo cultural em Marechal Deodoro

Por Redação com Sedetur 05/11/2015 20h08
Festa Literária impulsiona turismo cultural em Marechal Deodoro
Evento acontece de 11 a 15 de novembro - Foto: Reprodução

Iniciado o mês de novembro, fãs de literatura e cultura já começam a se preparar para um dos mais importantes eventos da cena em Alagoas. Em sua 6ª edição, a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) deste ano acontece entre os dias 11 e 15 de novembro, reunindo diversas atrações do universo da literatura e das artes.

Com uma vasta programação, dividida entre palestras, workshops, mesas redondas, exposições, música e teatro, a movimentação na cidade histórica Marechal Deodoro impulsiona o turismo cultural do município que fica às margens da Lagoa Manguaba e carrega características históricas em seus belos monumentos.

Tombada como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marechal possui arquitetura barroca religiosa, onde a história de Alagoas e do primeiro presidente do Brasil, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, são contadas em museus e casarios coloridos do século 18.

Para o roteiro, vale a visita ao complexo formado pelo Museu de Arte Sacra, Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria Madalena, construídos em 1684 e que hoje abriga todo o acervo religioso do município. Entre os demais monumentos da cidade, os espaços do complexo merecem destaque pela riqueza de detalhes que são compostos.

Na Casa de Deodoro, o típico casarão do século XVII segue a linha das residências do período colonial e representa um dos principais símbolos da cidade. No local, é possível ter acesso aos objetos e livros que caracterizam a riqueza histórico-cultural.

A Igreja do Senhor do Bonfim, considerada a primeira a ser construída no município, também impressiona por sua arquitetura franciscana. O visitante pode conhecer, ainda, o Palácio Provincial, espaço que serviu de hospedagem para a família imperial e sua comitiva, em 1860.