Sertão

Presidente Dilma anuncia obras na região do Sertão

Por 7Segundos com Gazetaweb 05/11/2015 14h02
Presidente Dilma anuncia obras na região do Sertão
- Foto: Ministério da Integração

" O canal veio para transformar esta terra e garantimos que ele vai chegar a Arapiraca”, afirmou Dilma Rousseff (PT) durante solenidade de inauguração do terceiro  trecho do Canal do Sertão, nesta quinta-feira (05), na cidade de Inhapi,  no Alto Sertão de Alagoas. Durante o evento, a  presidente anunciou a realização de diversas obras na região do sertão. 

Uma delas é a pavimentação da rodovia BR-316, entre as cidade de Canapi, Alagoas e Inajá, Pernambuco. Segundo Dilma, a licitação para as obras se encerrou em setembro passado e que o projeto terá início em fevereiro de 2015.

As cidades de Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi deverão receber recursos para garantir a construção de perímetro de irrigação. Rousseff reforçou que o governo federal dará condições ao governo estadual para a conclusão da construção.  

Como pedido feito pelo governador Renan Filho, momentos antes, a presidente assegurou que voltará ao estado para inaugurar os trechos 4 e 5 ainda neste mandato.

“A obra do Canal do Sertão foi desejada, lutada e conseguimos concretizar mais esta etapa. E o canal é a forma que encontramos para permitir que o sertanejo tenha condições de conviver com a seca, considerada a maior dos últimos 100 anos no Nordeste. Temos uma rede de proteção, que é garantida pelo Bolsa Família, e obras que permitem aceso à água aos sertanejos. A região do Sertão não virou mar, mas virou um rio, afirmou.

O prefeito de Inhapi, José Cícero (PT), discursou emocionado e disse estar orgulhoso por ver um 'rio' levando água para o povo. “É desta política que precisamos. Ver as pessoas sonhando e vendo os sonhos das pessoas se realizando. Estamos atravessando a maior seca da história e esse canal chega em um momento importantíssimo", destacou o prefeito.

O Governador de Alagoas, Renan Filho, pediu à presidente a autorização para as obras do trecho 5 do canal. “Estamos enfrentando o menor volume de chuva dos últimos 51 anos, temos também o El Nino, que aumenta as temperaturas, mas estamos enfrentando a crise hídrica de cabeça erguida. De dezembro a janeiro, vamos inaugurar a adutora do Alto Sertão, que vai levar água do canal para oito cidades”, destaca.

Em um discurso emocionado, o prefeito de Inhapi, José Cícero (PT), destacou que, como sertanejo nascido e criado na região, tem um grande orgulho e alegria, agora, por ver um 'rio' passando pela terra árida e levando vida para o povo. “É desta política que precisamos. Ver as pessoas sonhando e vendo os sonhos das pessoas se realizando. Estamos atravessando a maior seca da história e esse canal chega em um momento importantíssimo", destacou o prefeito.