Alagoas

BNB atrai novos investimentos em AL

Por Redação com Assessoria 04/11/2015 16h04
BNB atrai novos investimentos em AL
- Foto: Ilustração

O Banco do Nordeste vai receber os empresários interessados em novos investimentos em Alagoas, que já apresentaram seus projetos ao Governo do Estado, no intuito de contribuir para a efetivação desses negócios, por meio de financiamento. Para tanto, o Banco já recebeu, de secretarias estaduais e entidades de classe, propostas de atividades prioritárias e com maiores demandas para atração de investidores.

"A ideia é construirmos juntos uma agenda positiva para o desenvolvimento do Estado; já estamos em negociação com a Sedetur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo) para reunirmos o empresariado interessado, tendo em vista, segundo dados da própria Secretaria, perspectivas de investimentos privados para a indústria, no período 2015/2018 de quase R$ 2 bilhões, envolvendo 46 novos negócios e instalação de 34 indústrias", esclarece o Superintendente Estadual do BNB em Alagoas, Antônio César de Santana.

O Superintendente disse ainda que o Banco do Nordeste acredita na economia do Estado e, indo de encontro à crise, aumentou em 10% o orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para Alagoas, no próximo ano, disponibilizando cerca de R$ 680 milhões. "Esse valor pode até aumentar; precisamos de bons projetos e é isso que vamos analisar em parceria com as Secretarias Estaduais", acrescentou Antônio César.

A principal fonte de financiamento do Banco do Nordeste são os recursos do FNE, com taxas subsidiadas que variam de 6,5% ao ano a 12,5% ao ano, caso as parcelas sejam pagas em dia, com prazos que podem chegar até 20 anos. No caso do agricultor familiar, as taxas partem de 0,5% ao ano, por meio do Pronaf. "Há algumas novidades nesse crédito que precisam chegar até o empresário, o produtor, de todos os portes; voltamos à financiar capital de giro insumos para as grandes empresas, por exemplo, e no caso das MPEs, há a possibilidade de financiamento do próprio imóvel comercial", ressalta.

César atesta ainda que algumas entidades de classe também estão se mobilizando em prol dessa agenda positiva, a exemplo do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Alagoas (Sindipan), que já incluiu participação do BNB no IV Seminário Tecnológico de Panificação e Confeitaria, no próximo dia 27, para oferta das linhas de crédito destinadas ao setor.

Novos investimentos

Os projetos que estão sendo alvo da atenção do Banco do Nordeste neste momento são os já apresentados a Sedetur, ou propostos pelas demais Secretarias Estaduais. Dentre os voltados para indústria e serviços, estão previstos 46 novos negócios, incluindo instalação de 34 indústrias, com geração de 3.595 empregos diretos, e 12 empreendimentos do setor de hotelaria, com a criação de 5.731 leitos. No setor industrial, os projetos mais avançados nas negociações com a Sedetur são dos ramos ceramista, movelaria, cadeia da química e plástico, alimentos e bebidas, mineração, equipamentos eletrônicos e petrolífero, entre outros.

O Banco também avalia projetos voltados para a indústria de transformação do eucalipto, um apelo da Federação das Indústrias do Estado (FIEA) que afirma haver uma demanda crescente de empresários interessados no segmento, inclusive do setor sucroalcooleiro, para as áreas de encosta onde a produtividade da cana é baixa.
Já a Secretaria de Agricultura propôs a priorização dos investimentos em grãos e madeira, fruticultura, geração de energia a partir da biomassa, horticultura, rizicultura, avicultura e pecuária de leite, como forma de diversificar a economia ainda dependente da cana-de-açúcar.