Baixo São Francisco

Alunos do Ifal ganham competição nacional

Por 7 Segundos com Assessoria 04/11/2015 08h08
Alunos do Ifal ganham competição nacional
- Foto: Assessoria

O Instituto Federal de Alagoas, campus Penedo, foi campeão, pela terceira vez consecutiva, na Jornada Brasileira de Foguetes, evento que aconteceu entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, no município de Barra do Piraí/RJ. Os campi Arapiraca, Piranhas e Maceió receberam menção honrosa da organização.

De acordo com a assessoria do instituto, os penedenses competiram com mais de cem equipes de todo o país, e mesmo assim conseguiram atingir não somente a maior marca do grupo, mas também o recorde alagoano e o primeiro lugar na competição.

Os alunos do curso técnico de Meio Ambiente Israel Vicente, Eduarda dos Santos e João Vitor Romão, orientados pelos professores Henrique Marques e Jorge Araújo, do campus Penedo, receberam troféu pela conquista. “Esse trabalho está virando uma tradição no campus e, a cada ano, percebemos uma evolução maior. Esta é a terceira geração que mantém o interesse pelo projeto”, declarou, orgulhoso, o professor de Física da unidade, Henrique Marques.

Ele explica que a seleção começa na Olimpíada Alagoana de Foguetes, realizada pelo campus Maceió, segue na Olimpíada Brasileira de Foguetes, que acontece em maio, e finaliza na Jornada Brasileira de Foguetes, em novembro. A fim de mostrar a evolução dos alunos na competição, o docente explica que em 2013 os alunos atingiram a marca de 135 metros no lançamento de foguetes, já em 2014 o número aumentou para 175 metros e, este ano, o grupo alcançou a marca de 223 metros.

Henrique Marques destacou ainda a importância dos institutos federais na educação brasileira. “Competimos com instituições de todo o país e, em olimpíadas como esta, reconhecemos a excelência dos institutos e como eles fazem a diferença em todas as regiões”, salientou.