Educação

Estudantes da Uneal são contra novo curso de Direito

Por 7 Segundos 03/11/2015 12h12
Estudantes da Uneal são contra novo curso de Direito
Universidade Estadual de Alagoas - Foto: Ascom/Uneal

Estudantes de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizaram uma intervenção, na última terça-feira (27), durante uma reunião do Conselho Superior (Consu) da instituição.

O grupo, liderado pelo presidente do Centro Acadêmico (C.A.) do curso, Kelven Soares Muniz, conseguiu impedir que o Consu votasse à favor da criação de um novo curso de Direito no Campus da instituição na capital do estado, Maceió.

De acordo com Kelven, não tem lógica criar um novo curso se o que foi implantado no Campus principal da Uneal encontra-se precarizado.

"Assim como toda a universidade, o curso de Direito também está precarizado, inclusive com a falta de professores. Não tem fundamento cabível que explique a abertura desse novo curso em Maceió", relatou o representante estudantil.

Segundo o conselheiro responsável pela proposta, a abertura do novo curso fortaleceria a presença da Uneal na capital, onde está fincado o poder estatal.

Em nota, a assessoria de comunicação da Uneal esclarece que a autorização e funcionamento de um novo curso de graduação é decisão do Conselho Superior da instituição, instância máxima de deliberação da autarquia. Sendo, portanto, um órgão coletivo.

No caso do processo para a criação de um curso de direito, no Campus VI, em Maceió, faz-se necessário lembrar que esta questão foi apreciada, em 2012, pelo Consu que optou, à época, por adiar o debate. Com a nomeação de novos professores para o curso de direito, a pauta voltou a ser debatida, na sessão da terça-feira (27).

De acordo com a proposta, a abertura de um curso de direito, na capital do Estado, visa, além de atender à demanda local e fortalecer a instituição, em Maceió, aproveitar a equipe de docentes do curso de Administração Pública, já em funcionamento no Campus VI, em virtude da afinidade das duas graduações.

Ressalte-se, entretanto, que a criação de um novo curso em Maceió será efetivada somente se não houver prejuízos para o curso de direito do Campus I – Arapiraca.

A participação dos estudantes em todas as instâncias democráticas da Universidade é extremamente relevante para a construção de uma Universidade cada vez mais forte e, portanto, sempre bem-vinda. Todas as sessões do Conselho Superior são públicas e abertas à comunidade acadêmica. Inclusive, o anúncio de sua realização, bem como das pautas do dia, é feito com, ao menos, 72 horas de antecedência.

Desta feita, faz-se necessário lembrar que a pauta referente à criação do curso de direito no Campus VI, em Maceió, será novamente levada à sessão do Conselho, ainda sem data definida, uma vez que um conselheiro pediu vistas do processo.