Arapiraca

Ciclistas testam e aprovam circuito do Lago da Perucaba

Por 7 Segundos com assessoria 28/10/2015 09h09
Ciclistas testam e aprovam circuito do Lago da Perucaba
- Foto: Assessoria

Brisa e pouco vento. Esse é o tempo firme e ideal para o treinamento de ciclistas profissionais que participam de competições. O treinamento deles teve início na noite desta terça-feira (27), no circuito do Lago da Perucaba, testado e aprovado pelos competidores.

 A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca faz parte do projeto Corredor Ciclístico para a utilização de espaços públicos, inaugurado pela prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), no último domingo, no Bosque das Arapiracas, pelos 91 anos de Emancipação Politica de Arapiraca, que será celebrado nesta sexta-feira (30).

O projeto tem as parcerias da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smel) e de Saúde (SMS) e acontecerá aos domingos das 6h às 9h da manhã no Bosque das Arapiracas e às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, no Lago da Perucaba.

“Fico muito feliz por esta iniciativa da Prefeitura de Arapiraca e este é o nosso propósito de transformar os espaços urbanos da cidade atrativos e úteis para a prática esportiva dentro do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade”, afirmou Célia Rocha.

Na inauguração do Mobilidade Perucaba, os titulares da SMTT e Smel, Ricardo Teófilo e Nelson Santos Filho respectivamente, representaram a prefeita Célia Rocha e ficaram satisfeitos com a aprovação dos ciclistas profissionais.

“É um projeto inovador porque poucas cidades do país disponibilizam espaços públicos para o treinamento e a prática esportiva do ciclismo e estamos oferecendo o apoio necessário para esses atletas e competidores”, afirmou Ricardo Teófilo.

“Estamos dando a oportunidade para os praticantes desse esporte e também proporcionando aos competidores um espaço ideal para eles treinarem e se aperfeiçoarem para competir em condições de igualdade com os ciclistas de outras cidades e estados em campeonatos estaduais e brasileiros”, apontou Nelson Filho.

“Iniciativa muito importante para todos nós ciclistas que precisamos muito desse apoio do poder público”, enfatizou Noberto Júnior, presidente da equipe de ciclistas Giro do Agreste.

O treinamento foi acompanhado pelo engenheiro Ricardo Lima e o técnico e agente de trânsito José Edson Farias, do Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT (Detra) e pelo diretor do Departamento de Trânsito Vanderley Pereira.

Veteranos e iniciantes

Entre ciclistas veteranos e iniciantes a opinião sobre o circuito do Lago da Perucaba é a mesma: satisfação e aprovação do espaço que tem 1.600 metros de pista livre para o treinamento.

A segurança dos ciclistas é garantida por duas viaturas (VTRs) da SMTT e Agentes de Autoridade de Trânsito que fecham as principais vias de acesso ao Lago da Perucaba, das 19h às 21 todas as terças e quintas-feiras.

Na primeira noite de treinamento mais de 30 ciclistas experimentaram a pista e as condições climáticas que garantem melhor desempenho e condicionamento aos atletas.

O veterano Eupídio Enoque de Araújo, 55 anos, disputa campeonatos na categoria Master C II. Ele faz parte da Seleção Alagoana de Ciclismo e disputou este ano a Copa Nordeste em Salvador (BA) e em Teresina (PI) o campeonato Norte/Nordeste.

“Esta iniciativa dá uma alavancada na vida dos ciclistas que precisam de espaço como este para treinar com segurança e se preparar da melhor forma possível”, disse Eupídio Enoque que treinava pelas rodovias estaduais em meio à velocidade dos veículos.

Cláudio Cícero, 43 anos, é outro competidor que havia parado de treinar e com o circuito Perubaca retornou aos treinos. “Espaço excelente e com as condições ideais para o nosso treinamento”, afirmou ele.

Ronaldo Soares, 39 anos, é outro competidor e amante do ciclismo. “Essa iniciativa nos estimula e o espaço nos proporciona um melhor condicionamento físico”, revela o experiente competidor.

Na outra ponta da faixa etária está o ciclista iniciante Robson da Silva Falcão, 17 anos, que disputa campeonatos na categoria Júnior e já participou do campeonato alagoano e do Desafio de Ciclismo na cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

“Estou maravilhado com este circuito que é muito bom e seguro. Nestas condições vamos treinar para poder representar Arapiraca nos campeonatos pelo país afora”, garantiu ele.