Brasil

Vendas de diesel e gasolina caem em setembro; etanol dispara, diz ANP

Por Redação com Reuters 28/10/2015 21h09
Vendas de diesel e gasolina caem em setembro; etanol dispara, diz ANP
- Foto: Reprodução/Internet

As vendas de etanol hidratado no Brasil atingiram 1,631 bilhão de litros em setembro, crescimento de quase 50% na comparação com o mesmo período do ano passado, com o biocombustível mais competitivo que a gasolina em importantes regiões consumidoras, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já as vendas de gasolina C no Brasil somaram 3,314 bilhões de litros em setembro, queda de 12% na mesma comparação. A gasolina tipo C é a comercializada nos postos de serviços e que recebe a adição de etanol anidro nas distribuidoras no percentual determinado pela legislação federal.

A comercialização de diesel recuou 8%, para 4,930 bilhões de litros no mesmo período, com impacto da recessão econômica no país.

No mesmo mês, houve reajuste nos preços da gasolina e diesel nas refinarias de 6% e 4%, respectivamente. No dia 30 de setembro, os postos já repassavam o aumento dos combustíveis para o consumidor.

A comercialização de combustíveis no país em setembro manteve a tendência verificada nos últimos meses.

No acumulado do ano, as vendas de etanol hidratado aumentaram 42,2%, para 13,14 bilhões de litros. Já as vendas de gasolina C recuaram 6,7% no mesmo período, para 30,47 bilhões de litros.

A comercialização de diesel até setembro recuou 3,8%, para 42,96 bilhões de litros.