Alagoas

Aluna de Capela representará Alagoas em concurso do Senado Federal

Por Redação com Agência Alagoas 23/10/2015 14h02
Aluna de Capela representará Alagoas em concurso do Senado Federal

Arabela Melo Moreira Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Edite Machado, de Capela, vai representar Alagoas no concurso Jovem Senador. Promovido pelo Senado Federal, o projeto seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes, um por estado, para vivenciar a jornada de um senador no Congresso Nacional.

Este ano, o tema central do concurso foi ‘Participação Política: no Parlamento, nas Ruas e nas Redes Sociais’. A redação de Arabela, intitulada "Brasil: Encenando atos de Democracia", venceu a etapa estadual do concurso e, no período de 16 a 21 de novembro, a jovem viaja para Brasília onde, junto aos demais selecionados, vai conhecer a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo.

Com 26 linhas, a sua dissertação sugere uma comparação do teatro grego com o cenário político atual, tendo como pano de fundo o uso das redes sociais.

"Gosto muito de ler romances e escrever. Estou muito confiante e também feliz por representar Alagoas neste concurso", disse a jovem, que atribui o resultado ao apoio da família, escola, professores e amigos.

Incentivo

A professora de Língua Portuguesa Cremilda Meloque foi a grande incentivadora de Arabela em sua preparação para o concurso. Em suas aulas, ela trabalhou a temática com seus alunos desde o início do ano por meio de leituras, produção de textos e orientações metodológicas.

“Nas primeiras aulas, Arabela já mostrava talento para a literatura, com suas redações. Na sala de aula, ela é dedicada, muito inteligente e estudiosa”, destacou Cremilda.

De acordo com o diretor da escola, Marcos Almeida, a escolha da aluna para representar Alagoas nesse concurso é o resultado do trabalho em equipe e da preocupação da diretoria com aspecto pedagógico da instituição.

Para a gerente da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere), Rosileide Queiroz, a vitória de Arabela é motivo de orgulho para toda comunidade estudantil do Vale do Paraíba.

“Desejo ainda mais sucesso para ela e nos colocamos à disposição para qualquer apoio nessa caminhada”, afirmou Rosileide, que visitou a estudante em Capela.