Sertão

?Outubro Rosa? alerta para prevenção do câncer de mama e útero

Por 7 Segundos com assessoria 21/10/2015 06h06
?Outubro Rosa? alerta para prevenção do câncer de mama e útero
- Foto: Assessoria

As atividades desenvolvidas pelo Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, dentro do “Outubro Rosa” têm despertado a atenção das mulheres para a importância dos cuidados para evitar o câncer, principalmente o de mama que acomete todo ano centenas de alagoanas.

As palestras são realizadas na recepção, clínica médica, ambulatório e centro obstétrico do hospital e alerta para os cuidados contra essa terrível doença. As ações iniciadas no último dia 15 se estendem até o fim do mês.

“Com a realização cada vez mais frequente o exame de mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama no Brasil em fases mais precoces o que aumenta muito as chances de cura. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no Brasil não são mais em fases avançadas, porém precisamos melhorar, e isto será alcançado quando todas as mulheres tiverem acesso a mamografia de qualidade uma vez ao ano a partir do 40 anos de idade” orientou, a enfermeira, Anna Karla.

Muitos fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver o câncer de mana, mas ainda não se sabe exatamente como alguns desses fatores de risco tornam as células cancerígenas. Os hormônios parecem desempenhar um papel importante em muitos casos de câncer de mama, mas ainda não se sabe como isso acontece.

Já o câncer colo do útero é uma doença que demora muito para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. A doença avança a partir de sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrair doenças.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama(www.inca.gov.br).

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.