Arapiraca

Transplantes renais com doadores vivos estão suspensos

Por 7 Segundos 19/10/2015 18h06
Transplantes renais com doadores vivos  estão suspensos
- Foto: Ilustração

O Hospital Chama é pioneiro no interior de Alagoas em realizar cirurgias de transplantes renais com doadores vivos. Desde 2008 quando as cirurgias foram iniciadas em Arapiraca, 208 transplantes com doadores vivos foram realizados.  Mas em julho do ano passado esse tipo de cirurgia foi suspensa. Atualmente o hospital só realiza transplante renal com doadores mortos.

De acordo com o médico nefrologista Indalécio Magalhães, o principal motivo da suspensão desse tipo de cirurgia foram os parcos recursos repassados pelos órgãos de saúde para custear despesas como pagamento dos profissionais, materiais, exames entre outros serviços necessários para quem necessita realizar transplante renal.

Ainda de acordo com o médico nefrologista há cerca de 15 anos a tabela do Sistema Único de Saúde (Sus) é praticamente a mesma, o que desmotiva os profissionais médicos e inviabiliza o atendimento. “Quem vai querer trabalhar se há quase quinze anos recebe o mesmo valor”, pontuou o médico.

Segundo Indalécio Magalhães tanto o município e o estado também são responsabilizados pela suspensão dos transplantes renais com doadores vivos.“Todas as esferas tem a sua parcela de responsabilidade porque a saúde é compartilhada”, afirmou.

A superintendente de Controle e Avaliação em Regulação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Nadja Vieira, discorda, e disse que o município não pode ser responsabilizado se o Ministério da Saúde não reajuste os valores da tabela.

Nadja Vieira explicou que os recursos para transplantes renais vem direto pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) e cada unidade hospitalar recebe por produção.No caso de Arapiraca, houve uma diminuição de recursos porque o município de São Miguel dos Campos foi habilitado pelo Ministério da Saúde para também realizar transplantes renais.

“Os recursos que antes eram disponibilizados para o Hospital Chama e Afra no que se refere ao atendimento dos pacientes da região de São Miguel, agora estão sendo direcionados para o próprio município. São Miguel dos Campos foi habilitado pelo MS para realizar transplantes renais ”, afirmou Nadja Vieira.

A superintendente de Controle e Avaliação em Regulação e Auditoria de Arapiraca afirmou que em nenhum momento o município deixou de repassar os recursos.

Requerimento

Em setembro deste ano a vereadora Aurelia Fernandes (PMDB) fez um requerimento na Câmara de Vereadores solicitando a Secretária Municipal de Saúde de
Arapiraca  explicações sobre a suspensão dos serviços de nefrologia, mas não obteve resposta.