Alagoas

Sebrae faz encontro de prefeitos para discutir alternativas para crise

Por Redação com Ascom Sebrae 14/10/2015 15h03
Sebrae faz encontro de prefeitos para discutir alternativas para crise
- Foto: Reprodução/Internet

A crise econômica do país agravou a situação financeira de vários municípios de Alagoas. A redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tem obrigado os gestores municipais a encontrar saídas para manter os serviços básicos à população e os pagamentos dos funcionários públicos em dia.

Com o objetivo de ajudar prefeitos e gestores a enfrentar os efeitos da crise, o Sebrae em Alagoas realiza o “Encontro com Prefeitos”, que será realizado nesta quinta-feira, 15 de outubro, das 14h30 às 19h, na sala Ipióca, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento será realizado durante a 7ª edição da Feira do Empreendedor 2015.

Durante todo o dia os gestores participarão de painéis com os temas “A crise pode ser uma oportunidade para os municípios diminuírem as desigualdades regionais”; “Flexibilidade jurídica para a concessão de incentivos fiscais em tempos de recessão econômica – momento de crise é momento de oportunidade”; Estratégias para a promoção do empreendedorismo local – experiência de estreito/MA”; e “Prospecção de oportunidades de negócios nos municípios alagoanos”.

Também serão discutidos no encontro a importância dos micro e pequenos negócios para os municípios, a adesão e implementação da Lei Geral como estratégia para o desenvolvimento territorial e econômico, entre outros assuntos relacionados à administração municipal.

“Alagoas vem sofrendo com a diminuição no repasse do FPM. Este ano o rapasse no acumulado, ou seja, a soma do valor de todos os municípios, foi 3% menor que no ano passado. Esse encontro vem no momento oportuno é será de grande importância para que nós gestores possamos superar esse período tão complicado, através da troca de ideias, sugestões e experiências que o evento irá proporcionar”, relatou Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito da cidade de Jequiá da Praia.

Encontro de experiências

Entre os palestrantes do evento estão Tânia Bacelar, doutora em economia pública, planejamento e organização do espaço, pela Universidade de Paris e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas; Sebastião Medici, procurador geral do município de Três Rios/RJ; e Cícero Neco, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor da 8ª edição.

Izabel Vasconcelos, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, destaca que os prefeitos terão a oportunidade de trocar ideias com os palestrantes do evento que podem beneficiar seus municípios.

“Teremos no encontro o prefeito de Estreito, no Maranhão que venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, contando seu caso de sucesso. Portanto, teremos um prefeito falando para prefeitos e dividindo suas experiências, conhecimentos e angústias desse momento delicado na economia do país”, frisou a gerente.

O prefeito da cidade de Estreito, no Maranhão foi vencedor do Prêmio na categoria Lei Geral Implementada com o projeto ‘Lei Geral promove o desenvolvimento de Estreito e na categoria Novos Projetos com o projeto ‘Promoção do desenvolvimento e fortalecimento da economia local’.

No primeiro projeto, foi mostrado o trabalho realizado pela Sala do Empreendedor do município, que passou a ser uma referência nacional no que se refere a desburocratização de serviços, a valorização do uso do poder de compra, a formalização e atendimento ao Microempreendedor Individual.

 

O segundo apresentou a infraestrutura física e socioeconômica implantada na sede e em pequenas comunidades do município para melhorar diversos aspectos que colaboram, efetivamente, para favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

“Momento de crise é momento de oportunidade. É momento de ampliar a visão administrativa e enxergar os potenciais de suas regiões como fonte de renda e de crescimento para todo o município, gerando emprego e impulsionando a economia local, beneficiando principalmente a população”, finaliza Izabel Vasconcelos reforçando o estímulo ao empreendedorismo.

O evento é uma parceria entre o Sebrae em Alagoas, Tribunal De Contas do Estado (TCE), e a AMA, parceiros importantes no processo de inclusão dos pequenos negócios na pauta municipalista. As inscrições para o Encontro são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 4009-1687/1770. O Encontro com Prefeitos é dirigido, apenas, a prefeitos, secretários municipais e procuradores municipais.

FE 2015

A Feira do Empreendedor 2015 será realizada, entre os dias 14 e 17 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, das 14h às 22h. A feira é um evento gratuito e a programação completa com mais informações está disponível pelo site www.feiradoempreendedor.al.sebrae.com.br ou pelo 0800 570 0800.

Para participar é preciso se credenciar antecipadamente no site. Basta clicar em “Faça aqui o seu credenciamento” e informar o CPF; o comprovante de credenciamento é gerado na hora e deve ser apresentado nos guichês que estarão na entrada do evento.

Desde a sua primeira edição, a Feira do Empreendedor em Alagoas já foi visitada por mais de 60 mil pessoas, reunindo 400 expositores de todo o Brasil, além de patrocinadores como o Governo de Alagoas, UOL HOST Pagseguro, Prefeitura de Maceió, Banco do Brasil, Correios e Universidade Tiradentes (Unit), dentre outros.

O Circuito Feira do Empreendedor é realizado a cada dois anos, em várias regiões do Brasil, promovendo e disponibilizando oportunidades de negócios, informações, capacitações e serviços para abertura e gestão de empresas.