Arapiraca

Alguns arapiraquenses ainda preferem morar no centro

Por 7 Segundos 11/10/2015 12h12
Alguns arapiraquenses ainda preferem morar no centro
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Arapiraca é uma das cidades que mais cresce no país e no próximo dia 30 comemora seus 91 anos de Emancipação Política. Durante este tempo, se tornou o principal destino comercial da população que mora no Agreste e Sertão do estado.

Como não poderia ser diferente, o centro da cidade se desenvolveu e se tornou quase que majoritariamente comercial. Mas há quem resista a conservar sua residência no local.

É raro, mas ainda dá pra perceber residências em ruas como a Estudante José de Oliveira Leite e Quinze de Novembro.

Morar perto de tudo é um dos principais motivos para muitos moradores do centro comercial de Arapiraca, que na última década também ganhou apartamentos sobre pontos comerciais.

Para o aposentado Antônio Vieira, que mora há mais de 20 anos na Avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas da cidade durante o dia, a residência tem um apego mais sentimental.

"Morei em vários bairros de Arapiraca antes de vir parar no centro. Quando eu e minha família nos mudamos para cá, Arapiraca não era do jeito que é hoje. Nossos vizinhos foram vendendo seus imóveis aos poucos e lojas foram erguidas, mas nós continuamos", relatou.

"O movimento pelo dia me deixa animado. E o sossego da noite é perfeito pra descansar. Sou feliz aqui", finalizou.

Segurança

O deserto nas ruas do centro da cidade dá margem, infelizmente, a criminalidade. Muitos dos moradores da cidade vivem com medo por estarem isolados.

"Somos obrigados a nos recolher cedo e quando precisamos sair de casa por algum motivo eventual, o medo acaba imperando, mas o problema não é só aqui no Centro. Infelizmente, todos vivemos com medo hoje em dia", relatou Edilene Ferreira, que mora em uma das únicas casas da rua Fernandes Lima.