Arapiraca

Agressão a médicos prejudica atendimentos em Arapiraca

Por 7 Segundos 10/10/2015 07h07
Agressão a médicos prejudica atendimentos em Arapiraca
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

As constantes agressões a médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Arapiraca tem prejudicado o atendimento. No Povoado Bananeiras, por exemplo, o atendimento foi interrompido há algumas semanas, depois de o médico responsável pela Unidade de Saúde da Família (USF) ter sido agredido por uma paciente.

Na ocasião, a agressora entrou na USF se queixando de uma dor na lombar, o profissional responsável percebendo não se tratar de um caso de urgência medicou a paciente e pediu para que ela retornasse para um exame mais detalhado no dia seguinte, pois a unidade de saúde estava cheia de crianças e gestantes.

A usuária não gostou do modo como foi tratada e tentou agrediu o médico físico e verbalmente.

Após o episódio, o profissional foi transferido para outra USF de Arapiraca.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica da cidade, Noélia Lira, esse tipo de caso acontece porque muitos pacientes não entendem como funciona uma Unidade de Saúde da Família e acabam por se indignarem sem necessidade. A profissional adiantou que a ausência de médico já está sendo discutida e em breve terá sua resolução concluída.

Um problema semelhante aconteceu na última terça-feira (06) no 5º Centro de Saúde de Arapiraca, localizado no centro da cidade. Neste último caso, uma médica sofreu uma tentativa de agressão após o marido de uma paciente se irritar com a demora no atendimento.