Educação

Tese apresenta a experiência de crianças com tablets

Por 7 Segundos com assessoria 09/10/2015 10h10
Tese apresenta a experiência de crianças com tablets
- Foto: Reprodução

Investigador da educação infantil, o doutorando Cleriston Izidro dos Anjos, professor do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas, está se preparando para apresentar sua tese Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis, nesta próxima sexta-feira, 9. No Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), o docente apresentará os resultados de uma pesquisa que começou ainda em 2009, com o uso de novas tecnologias por alunos de uma escola municipal.

A defesa começa às 14h e é aberta à comunidade. Na ocasião, os interessados poderão conhecer os resultados de uma pesquisa que constatou a familiaridade das crianças com os tablets e o uso ainda tímido desta ferramenta como produtor de conhecimento. “A tese central é a de que as crianças pequenas chegam às instituições de educação infantil com conhecimentos sobre o universo digital e ainda são capazes de produzir conhecimentos de mundo utilizando-os das tecnologias digitais, em diálogo com os diversos campos de experiências, ainda tendo outras crianças e adultos como parceiros”, resumiu o doutorando.

Ele notou que apesar de todo o interesse das crianças pelos jogos eletrônicos, com suas possibilidades de simulação e de interpretação de personagens, muitos pais ainda relutam em compreender que estes recursos lúdicos podem ser integrados à educação formal de seus filhos. “É possível afirmar que nós, educadores e demais adultos, precisamos prestar maior atenção às ações das crianças para aprender com elas e poder ajudá-las em seus processos de aprendizagem e, consequentemente, de desenvolvimento”, concluiu.

O trabalho tem a orientação do professor Luís Paulo Mercado, que coordenará a banca examinadora, composta pelos professores Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho; Maria Carmen Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; além de Anamelea de Campos e Lenira Haddad, ambas da Ufal.