Agreste

Vale Verde não tem prazo para iniciar trabalhos

Por 7 Segundos 01/10/2015 07h07
Vale Verde não tem prazo para iniciar trabalhos
- Foto: Reprodução

A licença ambiental concedida nesta quarta-feira (30) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas deu um pouco de esperança para quem aguarda pelo início dos trabalhos da Mineradora Vale Verde no Agreste alagoano, mas infelizmente ainda não há previsão para a empresa dar início a exploração de cobre na região.

A Vale Verde, que pertence ao grupo canadense Aura Mineralis, paralisou suas atividades de implantação no início deste ano por falta de financiamento. Na ocasião, a assessoria de comunicação da mineradora informou que a escassez de crédito e as incertezas econômicas tiveram resultado no aumento do nível de análise e precaução dos investidores.

O problema é que a situação econômica do país só piorou com o passar dos meses e a insegurança dos possíveis financiadores também.

O investimento total da implantação está orçado em US$450 milhões, cerca de R$ 1,8 bilhão, com o valor do dólar atualizado. A pretensão do projeto era produzir cerca de 7 milhões de toneladas de cobre por ano durante 12 anos.

Desde 2013 que a falta de investidores tem prejudicado o "andar da carruagem".

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrou em contato dom a assessoria de comunicação da Vale Verde e foi informada de que a licença ambiental concedida nesta quarta pelo IMA na verdade é uma renovação, que ocorre há cada quatro anos.