Arapiraca

Arapiraca encerra Semana Nacional de Trânsito

Por 7 Segundos com assessoria 25/09/2015 08h08
Arapiraca  encerra Semana Nacional de Trânsito
- Foto: Assessoria

Em Alagoas, a Semana Nacional de Trânsito comemorada de 18 a 25 deste mês, será encerrada em Arapiraca nesta sexta-feira (25), às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes. Este ano o tema do evento foi “Seja você a mudança no Trânsito”.

As atividades de encerramento terão a presença da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), do vice-prefeito Yale do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, além de vereadores, secretários municipais, representantes do Detran, Cetran, Ciretran, 3º BPM, Corpo de Bombeiros, DER, PRF, Sest Senat, Samu, Unidade de Emergência do Agreste, entre outras autoridades e entidades.

Na ocasião, serão realizadas blitz educativas com distribuição de material informativo sobre formas de prevenção no trânsito aos condutores e pedestres, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para atrair à população, os órgãos participantes vão levar jogos e darão brindes educativos sobre o trânsito aos transeuntes.

As autoridades irão ressaltar as ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito que aconteceram em todo o país no período de 18 a 25 deste mês, focando as realizações feitas em Maceió, Arapiraca e demais cidades do interior de Alagoas.

“É muito importante a parceria entre o governo estadual e o governo municipal para que as ações sejam fortalecidas e os benefícios sejam ainda maiores para toda a população. Sabemos que o trabalho educativo no trânsito é muito minucioso e as pessoas vão se conscientizando aos poucos, no entanto temos conseguido grandes avanços aqui em Arapiraca”, destacou a prefeita Célia Rocha.

Ações em Arapiraca

Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou uma série de palestras nas escolas das redes públicas estadual e municipal e de escolas privadas.

Como também a realização de blitz educativa em parceria entre a SMTT e o DER (Departamento de Estradas de Rodagens de Alaogas), na AL-220, na rotatória com a AL-0115.

O órgão municipal de Transportes e Trânsito instalou sinalização vertical e horizontal em pontos considerados críticos no trânsito de Arapiraca, a exemplo de semáforo e faixa de pedestre em frente ao Hospital Regional de Arapiraca (HRA). Como também no cruzamento das ruas São José e Dom Vital, no bairro Alto do Cruzeiro.

“Estamos sempre realizando ações educativas para a população e reforçando a sinalização das vias públicas e implantando novas medidas de segurança e bem-estar para a população”, ressaltou o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo.

Exemplo disso foi a instalação do estacionamento compartilhado em frente ao Plaza Hotel, na Avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas da cidade.

O estacionamento tem sinalização horizontal e vertical e nele o condutor poderá estacionar o carro, com o alerta ligado, por cinco minutos para resolver uma pendência rápida naquela proximidade.

 

“É uma medida importante que adotados de um modelo de Curitiba, no Paraná, e que cabe perfeitamente para a realidade do trânsito de Arapiraca”, frisou Ricardo Teófilo.

Outra ação importante foi o reforço da sinalização no Trevo dos Cazuzinhas, às margens da AL-115, com o apoio das secretarias municipais de Limpeza e Iluminação Pública; e também de Obras e Viação. O trevo recebeu nova iluminação e o mato existente no local foi retirado. A prefeitura também realizou outros benefícios na localidade como a faixa contínua na pista da AL-115.