Capital

Com paralisação no HU, Sesau aciona Ministério e órgãos de defesa do cidadão

Por Redação com Agência Alagoas 24/09/2015 15h03
Com paralisação no HU, Sesau aciona Ministério e órgãos de defesa do cidadão
Secretária Rozangela Wyszomirska reivindica providências urgentes para caso do Hospital Universitário (Foto Carla Cleto)

Diante da suspensão de cirurgias e internações em clínica médica e pediátrica no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, comunicou a situação ao Ministério da Saúde (MS) para as devidas providências sobre o serviço paralisado na quarta-feira (23). “Essa é uma situação extremamente preocupante e que o hospital deve cumprir o seu papel para com os alagoanos”, alertou a gestora.

Rozangela Wyszomirska expôs que entende a situação da direção do hospital, que se encontra sem insumos por conta de não ter sido efetivado o repasse, via governo federal da primeira parcela do dinheiro do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Reuf). Já o MS, quando informado da situação pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), disse que não sabia do acontecido e que daria um retorno sobre o fato.

“O Ministério da Saúde precisa dar resposta, e urgente, para a população de Alagoas”, defendeu a secretária. Por outro lado. “Mesmo sendo um órgão federal, a gestão da saúde é estadual e municipal”, destaca a secretária. E acrescentou: “Não podemos ficar reféns de uma simples decisão de ‘vamos parar’”, pontuou Wyszomirska.

Isso porque, de acordo com a secretária, essa situação vai gerar um impacto de grandes proporções na Saúde. No entanto, Rozangela lembrou que uma peça importante para este momento é o Ministério Público Federal: “O MPF precisa se posicionar na defesa do Hospital Universitário e de sua importância para a saúde dos alagoanos e para a educação superior”.

A Sesau informou a situação ao MS e também está em contato com demais órgãos para devidas providências, a exemplo dos Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF); e a Defensoria Pública Estadual e Federal.