Arapiraca

Audiência pública discute Câncer Colorretal

Por Caludio Roberto 24/09/2015 09h09
Audiência pública  discute Câncer Colorretal
- Foto: Cláudio Roberto

Apesar da intensa divulgação nos meios de comunicação de Arapiraca e nas redes sociais, foi pequena a participação da população da cidade durante a audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (23), para debater na Câmara Municipal de Arapiraca, sobre a prevenção e fatores de risco do Câncer Colorretal (cólon, reto e intestino grosso). 

A apresentação foi feita pelo médico Herbeth Toledo, que contou a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Alagoas, Dr. José Wenceslau Costa e ainda da representante da secretaria de Saúde de Arapiraca, Edna Veríssimo, Drª Vanessa Toledo, representando a Clínica Santa Fé e Hospital Afra Barbosa e Dr. Daniel Costa.
Durante quase duas horas, os médicos fizeram uma explanação sobre a incidência dos casos de câncer no intestino em Arapiraca, chamando a atenção para a prevenção, para uma doença que alcance o segundo lugar em mortes no Brasil.

“O homem, quando chega o final do ano, troca de carros, Quando chega a uma determinada quilometragem, leva o veículo para fazer uma troca completa das peças que estão ruins”, mas quase nunca faz um check up para saber como está a saúde”, adverte o médico. 

O médico Herbeth Toledo, disse que um dos grandes aliados ao combate a doença, é a prevenção, onde em sua grande maioria, quando diagnosticado no início, as chances de cura chega a 90%, o que corresponde segundo ele, a cura total da doença.

Segundo ele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2014, cerca de 32 mil e 600 casos seriam detectados, metade homens e metade mulheres e desse total, cerca de 14 mil pessoas, morreriam em decorrência da doença.

A audiência pública que foi proposta pelo vereador Dr. Fábio, teve a participação dos vereadores, que enalteceram a iniciativa do médico, em iniciar pelo Poder Legislativo, a sua maratona de explicações sobre a enfermidade.
Da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto