Capital

Tatuadores se reúnem com Prefeitura de Maceió

Por Redação com Secom Maceió 09/09/2015 20h08
Tatuadores se reúnem com Prefeitura de Maceió
SMS abre canal de interlocução com Associação de Tatuadores (Crédito: Secom Maceió)

Com o objetivo de formar parceria com a Associação dos Tatuadores de Alagoas, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), por meio de representante da Coordenação de Inspetoria do Exercício Profissional e do Programa de DST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu-se na manhã desta terça-feira (08), com o vice-presidente da Associação, Yrlan Lins e a secretária da entidade, Raphaele Ferreira.

No encontro, os representantes da SMS, Isabelle Cristina Vieira e Samuel Delane, se colocaram à disposição para atender a categoria no sentido de regulamentar e melhorar o atendimento. A Vigilância é responsável pelo alvará de funcionamento dos estúdios onde se faz tatuagem. “Nós nos preocupamos com as normas técnicas, procedimentos e a qualidade do material utilizado na prática do ofício” ressaltou Delane.

Recentemente, na sede da Secretaria, a Vigilância Sanitária, por meio do Programa de DST/AIDS, promoveu uma palestra sobre “Biossegurança e Hepatites Virais”, que serviu de alerta aos tatuadores para a prevenção dessas doenças, presentes ao evento.

Dados da Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) apontam que de janeiro deste ano até a primeira quinzena de julho, foram registrados 140 casos de hepatites virais. Durante todo o ano de 2014, esse número era de 688. A doença tem como principais formas de transmissão a via fecal-oral, por conta de alimentos contaminados e falta de higienização, além do contato sexual sem preservativo, o conato com sangue e fluídos corporais.

Os profissionais que trabalham como tatuadores podem tirar dúvidas sobre esses assuntos pelo telefone do Programa DST/ADS da SMS pelo telefone 2123-7298 no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Hepatite

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente no Brasil há cerca de três milhões de pessoas infectadas pelo o vírus da hepatite tipo C. A doença é silenciosa e, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. No entanto, pode fazer com que o paciente desenvolva o câncer de fígado.

A hepatite é transmitida por meio de transfusão de sangue, contato do sangue de pessoas infectadas durante as sessões de tatuagens ou na colocação de piercing devido à possibilidade da transmissão do vírus por meio dos pequenos sangramentos provocados pela perfuração da pele.