Maceió

Parceria vai preparar praias de Maceió para o verão dos 200 anos

Por Redação com Ascom Braskem 08/09/2015 17h05
Parceria vai preparar praias de Maceió para o verão dos 200 anos
Praias de Maceió são preparadas

Com a assinatura do termo de doação de 7,1 mil metros de tubos PVC, na manhã desta terça-feira (08), em solenidade no Hotel Radisson, a Braskem e a Prefeitura de Maceió unem forças para preparar as praias da capital alagoana para o verão de comemorações dos 200 anos da cidade. As obras de drenagem e melhoria da balneabilidade da orla de Maceió possibilitadas pela parceria público-privada serão iniciadas de imediato e devem durar seis meses.

A obra consiste na coleta e afastamento, através da tubulação de PVC, da água de rebaixamento de lençol freático entre as praias de Pajuçara e Jatiúca para o canal Gulandi, que capta as chuvas na região. A rede de coleta será instalada na faixa de areia, com 11 estações elevatórias ao longo da orla marítima, interrompendo o fluxo de água atualmente lançado no mar.

“Hoje vamos iniciar uma obra muito solicitada pela rede hoteleira e todo o setor turístico. Contamos com a mobilização de vários parceiros e das secretarias municipais e a cidade vai ganhar muito com isso. Maceió precisa dessas parcerias público-privadas”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

Ao participar da parceria, a Braskem não cumpre apenas um papel de responsabilidade socioambiental, mas reforça a crença e o propósito da empresa, de que a química e o plástico melhoram a vida das pessoas, como aponta o Gerente de Marketing e Relações Institucionais, Milton Pradines.

“Com essa doação, as pessoas vão ter uma praia limpa e isso reflete em mais saúde, lazer, novos empreendimentos hoteleiros e mais turistas – gerando mais empregos e renda –, além de atender a questão do meio ambiente. Tudo isso são coisas que efetivamente nos fazem dizer que é uma ação completamente sintonizada com nossa crença e propósito. E é um presente para a cidade de Maceió, que completa 200 anos”, defendeu o gerente da Braskem.

Além de um esforço para que a parceria entre o setor público e privado seja fortalecida e se possa avançar na solução de problemas que as cidades enfrentam, Milton Pradines destacou o fato dos tubos terem como material o PVC , um produto por excelência de Alagoas, já que a unidade da Braskem situada no Polo Industrial Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, é a maior empresa produtora de PVC do Hemisfério Sul, com cerca de 470 mil toneladas de PVC/ano. Milton ressaltou também o fato relevante dos tubos serem fabricados por um cliente Braskem, instalado no Estado, a Corr Plastik, o que fortalece a cadeia local da química e do plástico.

“Alagoas é a cara do PVC no Brasil. Temos 400 integrantes em empregos diretos e quase 1000 indiretos, então, é uma força de trabalho importante para o estado. Mesmo diante da crise econômica que o país enfrenta, estamos conseguindo crescer exportando e buscando novos mercados. Interessa-nos muito firmar novas parcerias para fazer outros produtos à base de PVC, que atraiam empresas e, assim, possamos ainda mais enrijecer a cadeia alagoana da química e do plástico”, falou Marco Aurélio Campelo, Gerente da Unidade PVC da Braskem.

Esta é a segunda parceria público-privada firmada entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió nos últimos 20 dias. No final de agosto, foi inaugurado, na Avenida Assis Chateaubriand, o Complexo Lourenço Vasconcelos, uma área multiuso construída inteiramente com a tecnologia Concreto PVC. O espaço oferta aos moradores do bairro Trapiche da Barra e região serviços de atendimentos de saúde, lazer e esporte, com a presença de quadra poliesportiva, Posto de Saúde e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Parcerias e doação

O termo de doação dos 7.103 metros de tubos de PVC rígido para sistemas de adução e distribuição de água foi assinado pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Maceió (ARSMAC), Leonardo Novaes, o assessor da diretoria da Braskem, Jorge Augusto Bastos, e o gerente de produção de PVC, Marco Aurélio Campelo.

As obras de drenagem serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), utilizando R$ 2,9 milhões de recursos próprios do município. A parceria envolveu também o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na desoneração tributária da doação, e as entidades Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Alagoas (ABIH-AL), que financiaram a elaboração do projeto técnico da obra.