Agreste

Fumaça do lixão em Girau do Ponciano afeta saúde dos moradores

Por Redação 03/09/2015 06h06
Fumaça do lixão em Girau do Ponciano afeta saúde dos moradores
- Foto: cortesia internauta

Os moradores de Girau do Ponciano denunciam que a fumaça provocada pela queima do lixão da cidade está causando muitos problemas de saúde em crianças, adultos e idosos. O lixão fica localizado à Rua Pe. Afrânio, no bairro São Tarcisio..

Segundo as denúncias a fumaça ocorre geralmente no período da noite quando todos estão dormindo e a fumaça invade o interior das residências. Os moradores acordam com dificuldade de respirar inalando as fumaças.
“Minha avó tem 83 anos e o quadro de saúde dela se agrava a cada dia devido a essa fumaça. Hoje ela teve quer ser medicada e foi solicitado um raio- x urgente”, denunciou uma moradora. 

Ainda segundos os denunciantes o problema é antigo, já vem ocorrendo desde outras administrações e os gestores municipais não tomam nenhuma providência. Inclusive o município já foi multado por causa desse crime ambiental.

Enquanto o problema não for resolvido de forma definitiva, os moradores solicitam que a prefeitura envie, pelo menos, máquinas retroescavadeiras para retirar os resíduos que estão sendo incinerados.

A prefeitura de Girau do Ponciano informou que vai enviar máquinas para retirar parte do lixo acumulado onde há maior incidência do fogo, mas o problema só será resolvido definitivamente com a transferência do lixão para um aterro sanitário.