Arapiraca

?Canarraiá 2016, com a força do povo?, ela está de volta !

Por Redação 31/08/2015 07h07
?Canarraiá 2016, com a força do povo?, ela está de volta !
- Foto: divulgação

“Canarraiá 2016, com a força do povo”, com este lema, uma das mais tradicionais quadrilhas de Alagoas, retorna ao cenário cultural no São João do próximo ano. Foram dois anos distantes dos palhoções sem apresentar a alegria da dança, o colorido das roupas e a força da cultura do bairro Canafístula, em Arapiraca. Mas agora a Canarraiá se prepara para as festividades juninas do próximo anos Um dos principais motivos pela ausência nos concursos de quadrilha junina – que sempre ficava entre as cinco primeiras colocadas, foi a falta de apoio financeiro. 

O primeiro passo para superar essa dificuldade foi dado na tarde deste domingo (30) com a realização de um bingo. O sorteio dos oito prêmios aconteceu na praça principal do bairro que ficou lotada com familiares e amigos e de pessoas de outros bairros de Arapiraca que participaram para ajudar no retorno da quadrilha aos palhoções juninos. .

Em entrevista ao portal 7Segundos, Wellington Magalhães, presidente da Canarraiá, disse que mesmo com todas as dificuldades o retorno da quadrilha junina foi um pedido da comunidade e das pessoas que acompanham as apresentações há bastante tempo.

“ Éramos abordados no ônibus, recebíamos mensagens pelo celular das pessoas lamentando a nossa ausência nas festividades durante o mês junino. Além disso os integrantes da Canarraiá, também estavam com muita saudade de tudo que envolve a mais tradicional festa nordestina”, realtou o presidente. 

Wellington Magalhães disse que a diretoria se reuniu e elaborou um programa de eventos, que inclui bingos, bailes, quermesses e outras iniciativas para arrecadar dinheiro para a produção dos figurinos. O custo é alto, para confeccionar as roupas e adereços  dos cerca de 40 integrantes da Canarraiá, são gastos em média R$ 40 mil. Segundo a diretoria o bingo foi um sucesso e deixou todos bastantes motivados para continuar na batalha pelos recursos.

“Ficamos muito surpresos com o carinho e a vontade do povo em querer ajudar. Havia famílias inteiras participando do bingo e até uma pessoa que estava marcando dez cartelas, só para nos ajudar”, relatou Wellington Magalhães.

A diretoria agradeceu aos patrocinadores do bingo e as famílias que doaram bolos para vender durante o evento: Cartola Mágica Festas Infantis, V.M. Móveis, N.P.D.C., Mecânica Silva, Dona Inês Aviamentos, J.S.Confeccções e vereadores Aurélia Fernandes e Ricardo Nezinho. 

A vereadora Aurelia Fernandes, que sempre foi uma defensora das manifestações culturais de Arapiraca, afirmou que a Canarraiá é um patrimônio cultural de Arapiraca, onde os jovens além de a perpetuar uma tradição cultural estão promovendo cidadania.

"O retorno da Canarraiá é muito importante, pois além de elevar o nome de Arapiraca para Alagoas e para o Brasil, faz com que nossa cidade permaneça viva nas tradições juninas", afirmou a vereadora.  

Tema 2016 

Toda quadrilha junina elabora uma temática para desenvolver a música, a coreografia e o figurino dos dançarinos. Tudo o que envolve esses critérios é muito sigiloso, pois cada quadrilha quer inovar para surpreender ao público e principalmente aos jurados dos concursos juninos.

Em 2016 a Canarraiá vai apresentar o tema : “ Eu sou o começo, tu és o meio, e ele o fim”. Isso é tudo o que a diretoria pode revelar sobre os bastidores do processo de produção da temática da quadrilha. O significado desse tema e como será a apresentação do figurino, é um segredo guardado a sete chaves e só será revelado no São João de 2016.

“ Vamos nos apresentar de um jeito diferente, inovador e irreverente. Estamos voltando com toda força, a força vinda da vontade do povo. O público pode esperar uma apresentação que vai marcar o retorno da Canarraiá”, garantiu o presidente.