Alagoas

Prefeito George Clemente recebeu o Ministro Aldo Rebelo em São Miguel dos Campos

Por Redação com assessoria 28/08/2015 17h05
Prefeito George Clemente recebeu o Ministro Aldo Rebelo em São Miguel dos Campos
- Foto: Assessoria

O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, recebeu nesta quinta-feira (27), o ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para uma visita às instalações da empresa GranBio. O ministro também conheceu a Estação Experimental do grupo, na Barra de São Miguel.

A empresa foi escolhida por ser a primeira fábrica de etanol celulósico em escala comercial do Hemisfério Sul, que é a Bioflex I, fábrica que pertence à GranBio. A companhia, que é brasileira, de biotecnologia industrial, cria soluções para transformar biomassa em produtos renováveis, como biocombustíveis e bioquímicos.

George Clemente definiu a chegada da Bioflex I como um "divisor de águas" para o município, pela geração de emprego e renda e pelo trabalho social que a companhia promove na região. "Já tivemos grandes avanços com um plano intersetorial, melhoramos o nosso Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e cada vez mais estamos aperfeiçoando a qualidade de vida do povo miguelense. Podemos comemorar o pioneirismo do Estado no aproveitamento da cana”, afirmou Clemente.

"O Estado conheceu várias transições tecnológicas, desde a época em que o primeiro engenho foi instalado na região até essa planta, que é o estado da arte da tecnologia do mundo na área da cana e dos seus derivados. Alagoas saiu na e pode se tornar uma referência na produção de energia a partir de biomassa”, concluiu o ministro.

Segundo o vice-presidente de Operações da GranBio, Manoel Carnaúba, a produção, que utiliza palha e bagaço de cana-de-açúcar, resíduos até então descartados ou queimados nos canaviais, pode produzir até 82 milhões de litros do biocombustível por temporada.

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel, Jó Clemente, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailson de Andrade, o vice-presidente de Novos Negócios da GranBio, Alan Hiltner e o cientista-chefe da empresa, Gonçalo Pereira, e o empresário Fernando Farias, representando o Grupo Carlos Lyra, também participaram da visita.