Alagoas

Em Brasília, vereadores alagoanos cobram novo Pacto Federativo

Por Redação com assessoria 23/08/2015 10h10
Em Brasília, vereadores alagoanos cobram novo Pacto Federativo
- Foto: assessoria

A União dos Vereadores do Brasil (UVB) realizou de 17 a 21 de agosto, em Brasília/2015 a Marcha Nacional dos Vereadores 2015. O objetivo do evento foi debater o papel dos parlamentares municipais, além de cobrar o novo Pacto Federativo, visando a justa distribuição dos recursos públicos para estados e municípios. Na oportunidade, foi realizada uma marcha pela Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Palácio do Planalto onde os vereadores subiram o tom dos discursos.

A UVB, também realizou o concurso do Prêmio Destaque 2015, ocasião em que os participantes apresentaram os projetos de lei de sua autoria nas Câmaras. Das 300 experiências apresentadas, apenas 30 foram premiadas pela UVB, dentre as quais, o projeto de lei de autoria do vereador palmeirense, Júlio Cezar, que inclui na grade curricular da rede municipal de Educação a disciplina: Educação Ambiental. "É um tema indispensável que deve ser trabalhado já nas séries iniciais" defendeu, Júlio.

“Estou satisfeito pelo resultado que alcançou o evento e a oportunidade de trazer algumas experiências desenvolvidas como vereador na Câmara de Palmeira dos Índios, principalmente pelo reconhecimento que recebi diante de companheiros de todo o País. Também aproveitei a oportunidade para homenagear o aniversário de emancipação da cidade pelos seus 126 anos e participar efetivamente dos debates realizados” destacou, Júlio Cezar.

O evento reuniu cerca de 1.600 participantes no Centro de Convenções e apresentou várias mesas debatedoras com deputados, senadores, ministros e especialistas em direito eleitoral, direitos da mulher, reforma eleitoral e as eleições do próximo ano, atribuições das Câmaras Municipais, Pacto Federativo, etc.

Os vereadores Anizão (Murici), Alandro Lima, também premiado no Destaque 2015 e Inha (Igreja Nova), Tiago Toledo (Capela) Saulo (Campo Grande) entre outros também integraram a representação de Alagoas no evento.