Capital

Projeto de JHC visa que praças de Maceió tenham Wi-Fi

Por Redação com assessoria 18/08/2015 15h03
Projeto de JHC visa que praças de Maceió tenham Wi-Fi
JHC - Foto: Projeto de JHC visa que praças de Maceió tenham Wi-Fi Deputado diz que ideia é implantar o projeto 'cidades digitais' no Estado Assessoria 18 Agosto de 2015 - 11:55 Foto: Agência Câmara

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma), através do secretário David Maia, recebeu indicação de um projeto do deputado JHC, e planeja o lançamento de uma ação pioneira: a disponibilização de acesso à internet gratuita em praças da capital alagoana.

Segundo o deputado, que é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, a ideia é implantar o projeto “cidades digitais” no Estado: “como deputado estadual, tentei diversas vezes desenvolver esse projeto, mas sempre esbarrava na falta de iniciativa ou mesmo nas limitações do cargo. Agora, com o engajamento do secretário David Maia e da sua equipe, Maceió fortalece o convívio da comunidade nos espaços públicos”.

Ainda de acordo com JHC, o projeto inicialmente prevê o serviço em 20 praças, porém tem programação para se estender a todos os 264 logradouros do município. Para o parlamentar, o acesso gratuito de internet banda larga – 2 megabytes por segundo – vai atrair os jovens a esses espaços, devolvendo à população o costume de frequentar locais públicos.

Presidente da Subcomissão de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, JHC entende que a execução desse programa colocará Maceió e Alagoas na vanguarda de políticas tecnológicas na região, o que poderia, inclusive, atrair investimentos futuros.

“Há mais de dez anos usuários de diversos cantos do mundo têm acesso público a redes de internet sem fio, mas essa realidade não se estendia a Alagoas. Colocando esse programa em prática, Maceió se destaca das demais capitais nordestinas e segue os passos de grandes centros como São Paulo, que iniciou com ação semelhante de maneira tímida, porém hoje é referência em acesso público Wi-Fi”, finaliza.