Arapiraca

Palhaço do Le Cirque dá oficina para alunos da Escola de Circo

Por Redação com assessoria 10/08/2015 16h04
Palhaço do Le Cirque dá oficina para alunos da Escola de Circo

Antes de partir para a turnê nordestina, o palhaço do Le Cirque, Jodson Brito, fez uma oficina especial com alunos da Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira – Palhaço Biribinha, situada no Bosque das Arapiracas, bairro Santa Edwiges.

Dezenas de crianças puderam conferir de perto o “Conceito Do Que É Ser Palhaço”. Ele mostrou o processo de transformação do ator Jodson Brito para o divertido palhaço Periquito.

“Assim como essas crianças aqui, fui aluno da Escola de Circo de João Pessoa, na Paraíba. E este é um universo mágico para eles desbravarem as possibilidades de seus dons, de sua autoestima”, diz ele, ressaltando a abordagem pedagógica a trabalhar cognições e a interação social.

Durante a oficina gratuita, Brito explicou sobre as origens do nariz de palhaço e do sapato grande usado nos espetáculos, que teria sido quando um ator correu atrás de um cavalo que estava fugindo, com o calçado de um amigo – maior que seu número. Aquela cena deixou todos a sorrirem pelo andar desengonçado do palhaço que estava com o nariz vermelho por conta de uma gripe contraída. Esta, na verdade, é uma das muitas teses, explica ele.

Na oportunidade, a aula de palhaçaria se tornou uma grande brincadeira instrutiva com os alunos imitando o professor, cada um a ganhar um “nariz”, pintando-se e se autodenominando os palhaços “Berimbau”, “Periquitinho”, “Canelinha”, “Garrafinha”, “Picolinha”, “Meio Quilo”, “Comprimido” e “Mamilo”, entre outros.

“Eu adorei passar a tarde inteira aprendendo o ofício do palhaço. Além de fazer apenas rir, ele traz alegria”, completa o pequeno Israel Barbosa, de 8 aninhos, estudante da Escola Municipal de Circo e do Caic.

Jodson Brito, de 22 anos, também ficou encantado com a experiência de poder colocar seu conhecimento em prática, por meio das dinâmicas apresentadas. Ele é um palhaço contemporâneo – que se utilizando de gestos e mimicas – e já passou pelos circos Moscow, Maximus e Royter, tendo viajado pela América Latina, Europa e Ásia.