Saúde

Especialistas orientam mães sobre a importância do aleitamento materno

Por 7 Segundos com Assessoria 08/08/2015 10h10
Especialistas orientam mães sobre a importância do aleitamento materno
- Foto: Assessoria

Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem desenvolvido ações voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, bem como, defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil para incentivar esta prática. O objetivo também é reduzir a mortalidade infantil.

Foi com esta preocupação que o Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, realizou atividades voltadas à semana do aleitamento materno. A nutricionista, Shaiane Hayane e a Assistente Social, Simone Fernandes, orientaram as gestantes e mães de recém-nascidos sobre a importância do tema.

“O leite materno é muito saudável para a criança porque, dentre tantas outras vantagens, permite que ela cresça saudável. É uma alimentação natural que nos primeiros anos de vida vai ajudar muito no crescimento da criança. Até incentivar a criança a pegar na mamadeira ajuda neste processo” orientaram, Shaiane Hayane e Simone Fernandes.

Também foram distribuídos folders informativos sobre o aleitamento materno e o papel do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo na rede Cegonha do Ministério da Saúde. “Estamos empreendendo todos os esforços para qualificar e ampliar a assistência materna e infantil no Sertão, além de um trabalho sério e focado na certificação e reconhecimento de Hospital Amigo da Criança” revelou, o diretor-geral, Marco Calderón.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Sociedades de Classe e ONGs.