Baixo São Francisco

Obra de restauração do Monte Pio dos Artistas é aprovada pelo Iphan

Por Redação com assessoria 05/08/2015 18h06
Obra de restauração do Monte Pio dos Artistas é aprovada pelo Iphan
Recursos, já autorizados, são provenientes do PAC das Cidades Históricas

O projeto de restauração do prédio do Monte Pio dos Artistas apresentado pela Prefeitura de Penedo foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esta é a 5ª obra já autorizada com recursos provenientes do PAC das Cidades Históricas.

No total, Penedo foi contemplada no PAC das Cidades Históricas com nove projetos, incluindo infraestrutura e restauro de prédios históricos.

“Recebemos a informação oficial que o Governo Federal autorizou o repasse dos recursos para a restauração do Monte Pio dos Artistas. Uma boa notícia para Penedo. O edital deverá ser lançado nos próximos dias. A obra está orçada em torno de R$ 360 mil”, adiantou o superintende em Alagoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o arquiteto e também penedense, Mário Aloísio Barreto Melo.

Atualmente, o prédio histórico atende cerca de 50 crianças e jovens de Penedo, a partir dos 08 anos, com curso gratuito de música. A instituição desenvolve o projeto social inteiramente de forma gratuita. O prédio histórico contemplado no PAC das Cidades Históricas também faz parte do projeto ‘Centro de Convenções’, que foi dotar a cidade de modernos auditórios para eventos. Com isso, os prédios terão utilização para diversos fins e viabilidade econômica.

“Nossa equipe de projetos está de parabéns. Foram meses de muito trabalho e idas à Brasília. E os resultados estão surgindo. Agradecemos o empenho de todos. Com isso, Penedo ganha, os nossos moradores e as crianças. O trabalho desenvolvido pelo Monte Pio tem um grande valor social e deve seguir por muitos anos, contribuindo com a formação do ser”, comemorou o prefeito Marcius Beltrão. 

O vice-prefeito e coordenador do PAC das Cidades Históricas, Ronaldo Lopes, também comemorou a autorização para obra de restauração do local que presta um serviço importante, pois ocupa a mente de crianças e jovens com a música, reconhecendo e desenvolvendo talentos.
“Estamos felizes com autorização para essa obra. A restauração do prédio do Monte Pio é a 5ª obra já com recursos autorizados pelo PAC das Cidades Históricas. Estão em fase de acabamento as restaurações do Círculo Operário e da Biblioteca Municipal; em andamento a requalificação do Largo de São Gonçalo e em processo de licitação a Marina e Escola Naútica, já com edital publicado no Diário Oficial”, salientou Lopes.

Os projetos foram todos elaborados pela Prefeitura de Penedo, em parceria com o IPHAN e apresentados em Brasília. A execução e divulgação do edital ficam sob a responsabilidade do Instituto. E a fiscalização dos trabalhos acontece em parceria, IPHAN e Prefeitura de Penedo.

Projetos Aprovados

1 – Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo; (Em execução)

2 – Theatro Sete de Setembro;

3 – Marina Pública;

4 – Cine Penedo; (Concluído)

5 – Montepio dos Artistas; (Recursos liberados)

6 – Círculo Operário; (Em execução)

7 – Biblioteca de Penedo; (Em execução)

8 – Chalet dos Loureiros;

9 – Cais da Marina de Penedo;

Total: R$ 20.890.000,00.