Alagoas

Leite materno evita diarreias e diminui riscos de obesidade, diz nutricionista

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 03/08/2015 11h11
Leite materno evita diarreias e diminui riscos de obesidade, diz nutricionista
- Foto: Agência Alagoas

Além do vínculo afetivo que gera entre a mãe e o bebê e da redução da incidência de hemorragias pós-parto, o ato de amamentar pode evitar diarreia e pneumonia, diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. O alerta ocorre durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que tem início nesta segunda (3) e vai até a próxima sexta-feira (8), de acordo com a nutricionista Rosângela Simões, que atua no Núcleo Estadual Saúde da Criança.

Ela afirma que o leite materno representa o alimento mais completo que existe para quem acaba de nascer e o recomenda como o único que o bebê deve ingerir até os seis primeiros meses de vida. Isso porque, segundo a nutricionista, o leite do peito também contribui para favorecer a relação afetiva com a mãe, ajudando a criança a desenvolver-se física e emocionalmente.

“É impressionante, mas a criança que não foi amamentada no peito tem 25 vezes mais chances de morrer por diarreia e 61 vezes mais probabilidade de ser hospitalizada em função de uma pneumonia”, revela Rosângela Simões. Benefícios que, segundo ela, são ocasionados porque, durante a amamentação, o lactente recebe os anticorpos da mãe, protegendo-o contra infecções.

“Toda mãe que deseja ver o seu filho se desenvolver satisfatoriamente e tornar-se um adulto saudável deve priorizar o aleitamento materno pelo menos até os seis primeiros meses de vida. Esse gesto irá contribuir para que a criança tenha uma boa respiração, dentes fortes, saudáveis e desenvolva a fala”, informa.

A nutricionista do Núcleo Estadual Saúde da Criança enfatiza que, “nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, uma vez que o leite materno é completo”, diz, ao assegurar que “o leite da mãe é capaz de saciar a sede, fome e possui todos os nutrientes que o bebê necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável”.

Sensação de Prazer

Além de todos estes benefícios para as crianças, o ato de amamentar faz as mães terem menos riscos de desenvolver câncer de mama e ovários, além de trazer felicidade, segundo revela Rosângela Simões. Essa sensação é ocasionada porque, durante a amamentação, o organismo da lactante libera serotonina, que é o hormônio responsável pelo prazer, bem-estar e satisfação.

E por meio do ato de amamentar, também são reduzidas as chances da mãe desenvolver a síndrome metabólica, responsável pelo desenvolvimento da diabetes, excesso de peso, aumento da pressão arterial, das taxas de colesterol e triglicerídeos. “Outro benefício é que a amamentação contribui para evitar a depressão pós-parto e também auxilia na perda de peso extra, em decorrência do gasto calórico ocasionado pela produção de leite”, pontua Rosângela Simões. 

Bancos de Leite

E além de amamentar seus filhos, as mamães alagoanas podem ajudar outras crianças a terem uma vida saudável. Para aquelas que possuem leite em excesso, é possível doar o excedente para a Rede Alagoana de Bancos de Leite Materno, que conta com seis postos de coleta e atende aos recém-nascidos prematuros, internados nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) Neonatais.
“Quanto mais se ordenha o leite do seio, mais será produzido. Por meio da doação do excedente, a mãe ainda evita complicações como ingurgitamento mamário e mastite. Mas é imprescindível que a doadora tenha feito o pré-natal durante a gestação e, após a doação, o leite passará por uma rigorosa análise, sendo pasteurizado e, em seguida, avaliado no controle de qualidade”, explicou Rosângela Simões.

Abaixo, confira a relação dos Postos de Coleta de Leite Humano de Alagoas

1 - Hospital Regional de Arapiraca
Banco de Leite Humano Ivete França Lima
Rua Padre Cícero S/Nº - Centro
Arapiraca
Tel.: 82-3522-2820

2 - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - UFAL
Rua Lourival de Melo Mota s/n, 00, Tabuleiro dos Martins
Maceió
Tel.: 82-3202-3814

3 - Maternidade Escola Santa Mônica
Banco de Leite Humano Dr. Carlos Roberto Perdigão
Av. Comendador Leão, s/n, Poço
Maceió
Tel.: 82-3315-4434

4 - Maternidade Santa Olímpia
Banco de Leite Humano Dra. Kátia Born
Avenida Deputado Medeiros Neto, 76 , São Cristóvão
Palmeira Dos Índios
Tel.: 82-3421-9000

5 - Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos
Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos
Praça Dr. José Inácio, 43, Centro
São Miguel Dos Campos
Tel.: 82-3271-1389

6 - Banco de Leite Humano Dr. Carlos Roberto Perdigão
PCLH - Nossa Senhora da Guia
Av. Comendador Calaça, 1.244 , Poço
Maceió