Alagoas

Atletas destacam importância de participar dos jogos estudantis

Por Redação 25/07/2015 12h12
Atletas destacam importância de participar dos jogos estudantis
- Foto: Valdir Rocha

O Estádio Rei Pelé viveu uma tarde festiva nesta sexta-feira (24) com a abertura solene da edição 2015 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Na ocasião, 1.706 estudantes de 253 escolas públicas e particulares se fizeram presentes e, no olhar de cada jovem, era visível a alegria de representar sua escola e seu município.

Era o caso de Rayanne Domiciano da Silva, estudante da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca. Atleta da luta olímpica, coube à jovem portar e acender a pira dos jogos, uma escolha que deixou a garota honrada. “Fiquei surpresa por ser escolhida e para mim foi uma honra, estou muito emocionada por representar minha escola e minha cidade neste momento”, declarou Rayanne, que é a atual campeã alagoana de luta olímpica e vice-campeão brasileira da categoria cadete (até 17 anos).

Outra campeã presente à solenidade era Nattly Quintela, 13 anos, aluna da Escola Pio X e que compete na bocha paralímpica pela Associação Pestalozzi. Ano passado, a garota representou Alagoas nas edições nacionais dos jogos paraescolares, alcançando 4º lugar. Este ano, a jovem vai representar novamente o estado nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrem no mês de novembro na cidade de Natal.

“Este é o meu segundo Jeal estou muito feliz de estar aqui representando o meu esporte e interagindo com novas pessoas”, contou a jovem.

Novos talentos

Dentre as várias unidades presentes ao evento, a Escola Estadual Luiz Augusto de Menezes, de Delmiro Gouveia, tinha uma responsabilidade a mais: a de ser a única escola pública a competir em uma modalidade tradicionalmente dominada pelas instituições particulares, o basquete. A equipe comandada pelos treinadores João Manuel Siqueira e Márcio Salles já começa a jogar neste sábado no Pavilhão do Basquete, em Jaraguá.

A escola tem tradição de revelar talentos neste esporte. A equipe feminina foi finalista do Jeal entre as edições 2008 e 2012, enquanto a masculina alcançou, respectivamente, o 3º e 2º lugar da competição.

“Um de nossos ex-alunos chegou a ser escalado para a seleção alagoana, sendo cestinha da edição 2011 dos Jogos Escolares Brasileiros, o Jebs. Hoje, este atleta atua na equipe de basquete do Esporte Clube Vitória, em Salvador”, conta Márcio Salles, ressaltando que a motivação dos atletas e busca por novos talentos é uma atividade contínua.

Um de seus atletas é Anthony Marinho. O garoto se mostra confiante em bons resultados e prometeu dar o melhor de si na competição. “Temos a responsabilidade de representar Delmiro e a rede pública e lutaremos por cada ponto, por cada bola e vamos buscar um bom resultado”, avisou o garoto.

Aula prática

Apesar de não estar competindo em nenhuma modalidade esportiva, os alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, do Benedito Bentes, também se fizeram presentes ao evento. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio foram responsáveis por ajudar a organização do evento e colocar em prática o que aprenderam no curso profissionalizante de organização de eventos.

“Aqui eles fizeram um pouco de tudo: ajudaram a receber os convidados e autoridades, ajudaram a organizar as bandeiras e banners e vivenciaram o que é a organização de um evento”, destacou a supervisora do eixo de turismo e hospitalidade da escola, Sibele Castro.