Litoral

Jequiá da Praia é parada obrigatória no turismo alagoano

Por 7 Segundos 19/07/2015 08h08
Jequiá da Praia é parada obrigatória no turismo alagoano
Lagoa de Jacarecica do Sul acrescenta ao cenário um visual exuberante e preservado. - Foto: Viajarhei

De norte a sul, Alagoas não poupou sua beleza e originalidade. Passeando de um lado a outro, encontramos coqueirais e águas cristalinas que nos acompanham e nos convencem a ficar. É com esse gostinho de quero mais, ao Sul do estado, mais precisamente a 65 km de Maceió, que encontramos Jequiá da Praia, lugar pequeno, de gente simples e que reserva grandes maravilhas.

Jequiá da Praia - Cesto com muitos peixes na língua indígena Tupi- é a cidade caçula de Alagoas. Com apenas vinte anos de emancipação, a cidade surpreende pela natureza selvagem e diversificada. A economia local gira em torno da pesca e do turismo. E com razão! O município é pequeno em espaço terrestre, mas farto em áreas marinhas. Composto por rios que deságuam no mar, ele também conta nada mais, nada menos, com a maior lagoa em volume de água e terceira maior em extensão do estado e uma das mais profundas do país, a Lagoa Jequiá.

Ao sair de Maceió, seguindo pela AL-101 Sul, a estrada nos leva a uma viagem de 45 minutos a uma hora até o povoado de Lagoa Azeda, onde o mar não é próprio para banho. Em seguida se encontra a praia de Jacarecica do Sul, que tem seu acesso por uma estrada de barro em frente a entrada principal do município.

Em Jacarecica do Sul a natureza é a protagonista. Em todo o cenário, falésias, areias e mar predominam o ambiente. Essa mistura faz com que a praia se torne uma das mais exóticas e selvagens do estado de Alagoas. Outra característica particular, é que esse pequeno reduto de falésias avermelhadas é pouco manipulado e explorado pelo homem.

Deserta, a praia também é ponto de acampamentos para aqueles que apreciam o contato mais direto com a natureza. E para aqueles que visitam, mesmo que para retornar no mesmo dia, o recomendado é que levem seu próprio alimento e seus próprios equipamentos. Isso porque não há barracas, bares, nem restaurantes no local.

Mas, para quem gosta de um ambiente mais movimentado e se sente mais confortável recebendo a assistência necessária para o seu lazer, é só seguir viagem por mais dez minutos.

A parada acontece no povoado Barra de Jequiá, onde se localiza a praia mais famosa e movimentada da cidade, e que recebe o mesmo nome do povoado. Nela, o turista pode incluir no seu pacote de diversão, almoços nos restaurantes locais, hospedagens e passeios a barcos.

A praia de Barra de Jequiá é marcada pelo encontro do Rio Jequiá com o mar. Essa característica permite diferentes opções de banho, não se restringindo somente ao banho de mar. Vale uma ressalva: é recomendado ao banhista que aproveite o rio, pois o mar de Duas Barras costuma ser agitado e perigoso.

Ao turista, é possível fazer uma travessia de barco até o complexo turístico, Dunas de Marapé. Apesar do nome, não existem dunas na região, mas o visitante tem a oportunidade de conhecer os manguezais que compõem o ecossistema local e mantêm espécies da mata atlântica preservadas.

Viajarhei

 

 

Para quem deseja explorar ainda mais este recinto especial do Litoral Sul de Alagoas, o passeio não para por aí. Barqueiros nativos da região oferecem giros de barcos pelo rio com duração de uma hora que partem de Duas Barras.

Visita adicional- Lagoa Jequiá

Não existem passeios específicos para a cidade de Jequiá da Praia, onde se encontra a Lagoa Jequiá e onde pode observar os pescadores locais realizando a atividade. Mas o turista pode fazê-lo por conta própria ou entrar em contato com os próprios barqueiros locais antecipadamente e acordarem um passeio.