Arapiraca

Rede Acolhe registra mais de 200 atendimentos em Arapiraca

Por Redação com Agência Alagoas 10/07/2015 17h05
Rede Acolhe registra mais de 200 atendimentos em Arapiraca
- Foto: Agora, encaminhamentos vindos do Sertão e Agreste têm outra atenção do Governo de Alagoas. (Fotos: Ascom Seprev)

As ações relacionadas às políticas contra o consumo de álcool e drogas da Secretaria de Estado de Prevenção Social à Violência (Seprev) ganharam um forte aliado no Agreste de Alagoas. No primeiro mês de funcionamento, o Centro de Acolhimento de Arapiraca registrou 212 atendimentos, entre orientações, visitas domiciliares, ligações e encaminhamentos às comunidades acolhedoras.

O coordenador-geral do serviço, Thomas Artur, conta que 135 pessoas com dependência química foram encaminhadas às comunidades do Agreste e Sertão do estado.

“Em Arapiraca, os Anjos da Paz visitaram pessoas dos bairros de Cacimbas, Massaranduba, Boa Vista, Alto do Cruzeiro, Primavera e Brasília. Também estivemos nos municípios de Palestina, Igaci e Feira Grande. Estamos trabalhando para divulgar mais nossos serviços para ajudar mais pessoas da região”, disse o coordenador.

O Centro de Acolhimento de Arapiraca começou a funcionar no dia 29 de maio, durante as ações do Governo Presente, realizadas pelo Governo do Estado de Alagoas, em Arapiraca. O início das atividades na unidade marcou a interiorização das ações de assistência aos dependentes químicos, que antes só tinha sede em Maceió.

A estrutura de Arapiraca é hoje responsável por receber pessoas vindas de 50 municípios do interior do estado. Cerca de 15 profissionais atuam na nova sede, sendo duas equipes de Anjos da Paz e outras duas responsáveis pela triagem.

O dependente químico que busca por ajuda pode procurar os serviços do Centro de Acolhimento. Ele passa primeiro pelo serviço de triagem, onde é feito um levantamento de dados para definir a melhor comunidade que será encaminhado. Uma equipe multiprofissional também faz uma avaliação médica e psicológica do dependente, que depois é transferido.

As famílias e dependentes podem entrar em contato pelo número (82) 3539-8441. A sede do Agreste fica na rua Barão de Alagoas, 118, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. Em Maceió, a unidade fica na avenida Tomás Espíndola, 263, no Farol (3315-1913). Mais informações e orientações também podem ser obtidas pelo número 0800-280-9390, que atende as duas unidades.