Sertão

Aluno do Campus da Ufal no Sertão obtém primeiro lugar para intercâmbio em Portugal

Por Redação com assessoria 06/07/2015 18h06
Aluno do Campus da Ufal no Sertão obtém primeiro lugar para intercâmbio em Portugal
- Foto: Flávio dos Santos, aprovado em 1º lugar no Programa de Bolsa Luso-brasielira

A labuta da sertaneja e dona de casa Josefa dos Santos Silva, a partir da viuvez inesperada e o desafio para dar conta dos sete filhos, nunca arrefeceu seus ânimos para luta em prol daquilo que acreditou como única mudança de vida de sua família: estímulo e apoio para que todos estudassem. Mesmo em sua simplicidade de vida, Josefa sempre teve o discernimento de que seria pela educação que seus filhos trilhariam seus caminhos. A mais recente vitória é a do filho caçula, Flávio dos Santos, primeiro colocado no programa de intercâmbio do Santander.

Aluno do curso de Geografia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, Flávio obteve o primeiro lugar na etapa final da seleção realizada pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), para o Programa de Bolsas Luso-brasileiras do Santander. O programa ofertou para os três campi da Ufal (A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão), cinco bolsas destinadas a 31 cursos de graduação para o intercâmbio em Portugal. O intercâmbio de Flávio será na Universidade de Coimbra, onde permanecerá de fevereiro a junho de 2016.

Vale destacar que a seleção, bastante concorrida, é dotada de rigorosos critérios para a inscrição do interessado. Como exemplo, coeficiente de rendimento acumulado e produção acadêmica por meios de programas institucionais direcionados ao segmento discente.

A dinâmica vida acadêmica de Flávio dos Santos para acúmulo de conhecimento e competente futuro profissional é uma rotina em sua vida. Por meio de programas institucionais participa de projetos focados na região onde nasceu e onde vive. Um dos estudos do qual participa é As estratégias de permanência e de sobrevivência de comunidade tradicional no Alto Sertão de Alagoas, coordenado pela professora Ângela Fagna, docente do curso.

O projeto, em fase de finalização, é realizado junto à comunidade indígena de Karuazu, em Pariconha. A área de estudo de Flávio é sobre o manejo tradicional do ambiente e estratégias de sobrevivência dessa comunidade, identificando os seus modos de vida. A aldeia vive do plantio de lavouras como feijão, milho, macaxeira e mandioca e de artesanato que utiliza como matéria-prima, para a confecção de peças com a planta croá desfiada.

Pelo Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), Flávio vem desenvolvendo o projeto denominado de O ensino de cartografia: reflexões para o ensino médio em Delmiro Gouveia, coordenado pelo professor José Alenogberto. O estudo envolve as escolas Francisca Rosa da Costa, Luiz Augusto de Meneses e Watson Clementino.

Flávio aproveita para destacar a importância do projeto de interiorização da Ufal em consonância com o desenvolvimento da região, a partir da implantação do Campus do Sertão, que hoje extrapola as fronteiras alagoanas pela atuação qualificada na transmissão do conhecimento. "Embora seja recente, o campus já dispõe de um corpo docente competente e, pela boa referência que tem no compromisso com a formação qualificada, vem contemplando além de alagoanos, pessoas de vários estados, o que significa a positividade e aprovação do projeto implantado", enfatizou.

Flávio diz ter grande expectativa pelo intercâmbio em Portugal pela oportunidade de aprendizado e vivência em todos os aspectos. É mais um reforço ao seu crescente desempenho acadêmico e aos planos traçados para a academia, com a conclusão da graduação em geografia: fazer pós-graduação para seguir carreira docente superior na área de formação que escolheu.

Estímulo e realização profissional

Nascido no município de Teotônio Vilela, a 400 km da capital e filho de Josefa dos Santos Silva e do agricultor José Cândido dos Santos, falecido há cinco anos, a formação escolar fundamental e média de Flávio e dos irmãos foi em escola pública. Por conta do curso que faz no Campus do Sertão teve que se mudar para a cidade de Delmiro Gouveia onde reside em uma república.

Flávio enaltece a figura da mãe para cada degrau galgado na trajetória de sua vida e de seus irmãos. "Minha mãe é alfabetizada, mas pelas circunstâncias de vida não conseguiu seguir adiante em seus estudos, e sempre nos estimulou para que estudássemos e construíssemos um futuro profissional merecedor", frisou.

Ao falar orgulhosamente da trajetória escolar da família, ele diz que à exceção de uma irmã, pessoa com deficiência, os demais conseguiram concluir o ensino médio e a graduação e outros, como ele, estão em fase de conclusão do curso universitário. Um de seus irmãos, inclusive, já está finalizando o doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A graduação em Física e o mestrado em Meteorologia foram realizados no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Uma das irmãs já é graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e leciona em uma escola no município de Teotônio Vilela. Outra, cursa Nutrição na Ufal, mas já possui graduações em Biologia e Ciências Contábeis. Segundo Flávio, o grande sonho dela é trabalhar na área do curso em andamento.

Com a morte do pai, o irmão mais velho teve de trabalhar para ajudar nas despesas da casa e conseguiu se encaixar no quadro de pessoal da Usina Seresta, onde está até hoje. "Meu outro irmão é um pequeno comerciante em Teotônio Vilela, mas os dois concluíram o ensino médio", disse Flávio, bastante orgulhoso pela família que tem. Para ele, vencer os desafios só foi possível pela dedicação e obstinação tão bem ensinadas pela mãe.

Intercâmbio em Portugal

O Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades integra a política de internacionalização e de valorização do ensino de graduação da Ufal, e as cinco bolsas são para o intercâmbio em quatro universidades portuguesas: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade de Madeira.

Pela ordem de classificação, os demais alunos da Ufal selecionados para o intercâmbio são os seguintes alunos: Rikartiany Cardoso Teles (2º lugar), do curso de Direito; Francyelly Oliveira Pereira Santos (3º lugar), do curso de Psicologia; Tony Lucas Vieira dos Santos (4º lugar), do curso de Administração do Campus Arapiraca; e Laryssa Sarmento Bittencourt (5º lugar), do curso de Relações Públicas.