Saúde

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações na Semana de Combate ao Tabagismo

Por Redação com Assessoria 24/05/2015 16h04
Secretaria Municipal de Saúde realiza ações na Semana de Combate ao Tabagismo
- Foto: Divulgação

Com o objetivo de alertar e conscientizar a população acerca das consequências nocivas do uso do tabaco para a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) e do Programa de Cessação e Controle do Tabagismo, uma série de ações para marcar a semana de celebração do Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado no dia 31 de maio.

Voltadas ao trabalho educativo e de conscientização, as atividades têm início nesta segunda-feira (25) no Núcleo do Tabagismo do II Centro de Saúde da Praça da Maravilha, no bairro do Poço. No local, integrantes do grupo de cessação do tabagismo (três grupos, num total de 60 pessoas) e usuários participarão, das 8h às 12h do café da manhã e das atividades de recreação com educador físico.

Na terça-feira (26), as ações estarão concentradas, das 9h às 14h, na Ufal, onde alunos e servidores terão acesso a mostra de vídeos e orientações sobre os programas de Tratamento e Cessação do Tabagismo e de Ambiente Livre de Fumaça. No dia 28, as informações sobre os programas serão também repassadas aos usuários e servidores do Hospital Universitário, desta vez, em salas de espera realizadas nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.No mesmo dia, as informações serão apresentadas pela equipe da Copes aos servidores e familiares do Cassi, às 14h.

Na sexta-feira (29), uma nova rodada de informações com usuários e servidores do Hospital Universitário será realizada em sala de espera, das 9h às 12h e das 14h às 17h; E às 9h a temática também estará sendo levada – com a mostra de vídeos e as orientações sobre os programas – para servidores e familiares da Sociedade Pestalozzi.

Dia D

Buscando fortalecer a mobilização em torno do combate ao tabagismo, cuja campanha deste ano tem como tema “Mercado Ilícito do Tabaco”, as atividades terão como ponto alto uma grande ação de conscientização no dia 31, na orla da Ponta Verde. Aberta à população, a atividade, realizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer pretende alertar a todos que passarem pelo local, com orientações e pequenas ações educativas, procurando sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do fumo – considerado uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo – e a prevenção do câncer.

Fumo – O consumo de cigarros, charutos e demais produtos do tabaco é um grande problema mundial de saúde pública. Ele provoca a morte de 6 milhões de pessoas a cada ano no mundo, 600 mil delas são fumantes passivos. No Brasil, são 200 mil mortes anuais e as estatísticas apontam que 90% dos casos de câncer no pulmão estão relacionados ao fumo.