Educação

OAB é comunicada sobre demissão de professores em faculdade de Arapiraca

Por Redação 20/05/2015 14h02
OAB é comunicada sobre demissão  de professores em faculdade de Arapiraca
- Foto: 7 Segundos

Na manhã desta quarta-feira (20) parte dos professores de direito da Universidade Regional da Bahia (Unirb), antigo Cesama, em Arapiraca, receberam por e-mail um comunicado informando sobre a demissão do cargo. A demissão foi motivada porque nove professores publicaram uma nota reivindicando direitos trabalhistas, retomada do calendário acadêmico já estabelecido anteriormente , entre outras mudanças drásticas tomadas pela nova administração da faculdade de direito. Na nota os professores também informavam à direção da Unirb que eles iriam suspender as aulas até que houvesse uma reunião para discutir essas questões.

Em entrevista ao portal 7Segundos, o professor e advogado Gilbert Juliano Sena, informou que não ficou surpreso com a demissão por email, sem nenhum aviso prévio ou comunicação formal, já que o canal de comunicação entre os professores com atual gestão já não vem sendo estabelecido há muito tempo.

“Comunicamos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas sobre as atitudes arbitrárias da direção da Unirb, já que a maioria dos professores demitidos é advogados. Ao mesmo tempo solicitamos o apoio da OAB/AL para os alunos que também são prejudicados”, afirmou Gilbert Juliano.
De acordo com o professor no conteúdo da nota a direção orienta os professores a procurarem a secretaria da faculdade para assinarem as demissões. E somente isso.
“Ninguém nos procurou para discutir sobre as questões colocadas na nota oficial. Simplesmente houve a demissão de todos os colegas que assinaram a nota”, informou o professor.

Apoio dos universitários

As especulações sobre a demissão de 1/3 dos professores do curso de direito iniciaram na tarde desta terça-feira (19). Em solidariedade aos “mestres” e porque também serão afetados com as demissões a Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama realizou durante a noite de ontem uma manifestação em frente a sede da Unirb em Arapiraca.

Com apitaço e buzinaço os universitários demonstraram que não concordam com a demissão, que foi tomada em represália a publicação da nota dos professores.
A Comissão Discente sobre Assuntos Acadêmicos do Cesama também manifestou a insatisfação sobre a falta de resposta da direção da Unirb sobre vários questionamentos que afetam a classe acadêmica. Após a manifestação a comissão também recebeu um email da direção da Unirb informando que os estudantes não devem interferir nas questões administrativas da universidade.

“ As decisões de uma empresa são tomadas em benefício dela e não compete a terceiros nenhuma interferência nestas deliberações”, diz um trecho do email enviado pela direção da Unirb.

A direção da Unirb não se posicionou em relação as reivindicações feitas pela Comissão orientou apenas que os estudantes deveriam procurar a coordenação do curso de direito em Arapiraca.