Saúde

Doença semelhante à dengue é descoberta e preocupa população

Por 7 Segundos 30/04/2015 12h12
Doença semelhante à dengue é descoberta e preocupa população
- Foto: Reprodução

Uma doença inédita na América Latina está preocupando a população alagoana. Os sintomas são muito parecidos com a dengue, chikungunya ou com uma simples virose, mas se trata, na verdade, de uma doença conhecida como zika vírus, comum nos continentes africano e asiático.

Diarreia, febre branda, manchas na pele e dores no corpo podem ser sinais da doença, que em 2013 ocasionou um surto na Polinésia Francesa, deixando centenas de pessoas hospitalizadas.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conseguiram encontrar o zika vírus em oito das 25 amostras testadas na última terça-feira (28). Todos os pacientes apresentavam os mesmos sintomas, supostamente de dengue. As amostras de sangue foram analisadas por meio de uma técnica chamada RT-PCR.

De acordo com um dos pesquisadores, Gúbio Soares, a doença nunca havia sido registrada no Brasil e pode ter chegado por aqui em junho do ano passado, quando o país foi sede da Copa do Mundo de Futebol, mas acabou passando despercebida por causa da semelhança com a dengue. "O zika vírus é transmitido da mesma forma, ou seja, através do mosquito Aedes Aegypti, além de outros mosquitos da mesma família, e o que mais se tem no Nordeste do Brasil é mosquito”, ressaltou o estudioso, que revelou: “Além dos sintomas que se confundem com a dengue, o paciente ainda pode apresentar sinais de conjuntivite”.

Apesar de não haver um conhecimento mais aprofundado sobre a doença por parte dos pesquisadores brasileiros, ao zika vírus aparentemente é menos perigoso que a dengue ou a chikungunya, mas mesmo assim a população deve tomar os cuidados necessários para combater o mosquito. “As pessoas devem ficar atentas e lutar contra os focos do Aedes Aegypti porque da mesma forma que ele está transmitindo dengue, chikungunya e zica vírus, pode passar a transmitir vírus muito mais letais; daí a importância de lutar contra o mosquito”, avaliou Gúbio Soares.

O aumento nos casos de suspeitas de dengue foi o principal motivo para o início das pesquisas. "Apenas exames de sangue podem identificar a presença do zika vírus. O tratamento para este mal é o mesmo usado contra a dengue, podendo o doente se recuperar num período mais breve - cerca de cinco dias. A descoberta dos pesquisadores foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que disponibilizou recursos através do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Em Alagoas

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) jé está investigando se pacientes alagoanos estão com a doença. De acordo com o infectologista Celso Tavares, algumas amostras de sangue foram colhidas no sertão depois que a região foi tomada por um surto com sintomas parecidos com os apresentados pelo zika vírus. O material foi enviado para um laboratório do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas, em Belém-PA, referência nacional em epidemiologia.

"Constatamos uma grande epidemia de dengue na região do sertão do estado, mas não descartamos a possibilidade dessa nova doença. Coletamos sangue de centenas de pessoas e aqueles com relação à chikungunya foram enviados para Belém e todos foram negativos. Mas nos exames havia a presença de um Flavivírus, que é um grupo de vírus do qual pertence dengue, febre amarela”.

Arapiraca

A Secretaria de Saúde de Arapiraca está realizando, na manhã desta quinta-feira (30), uma capacitação na sede do Centro de Referência Integrado de Arapiraca sobre dengue, chikungunya e zyka vírus, para entender como identificar as diferenças e melhorar o atendimento dos pacientes infectados.