Economia

Secretaria de Trabalho conta com novo aliado para preencher vagas em AL

Por Redação com assessoria 28/04/2015 10h10
Secretaria de Trabalho conta com novo aliado para preencher vagas em AL
- Foto: divulgação

Desde 1924, o dia 1º de Maio é dedicado àquele que acorda cedo, que está habituado ao corre-corre e vai atrás do sustento familiar todos os dias. São 90 anos de comemoração da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) que veio com o objetivo de valorizar o trabalhador.
Os anos se passaram, a luta do trabalhador brasileiro para conseguir direitos teve resultado, mas, infelizmente, este ano, as taxas de desemprego aumentaram em todo o país e também aqui no Estado devido à crise do setor canavieiro e, agora, da construção civil. Para diminuir esse índice em Alagoas, a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego (Sete) vem trabalhando de forma intensa.

Em quase cinco meses de uma nova gestão, a diferença comparada a 2014 é grande. Só no primeiro trimestre deste ano, 2.491 pessoas conseguiram um trabalho através do Sine. Quase o dobro comparado aos 1.239 empregos conquistados no ano passado. E a diferença é discrepante quando se fala de intermediação de mão de obra. No ano passado, apenas 348 vagas foram preenchidas. Já este ano 1.725 pessoas deixaram de ser desempregados para conquistar um trabalho digno.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Rafael Brito, o trabalho só vai aumentar ainda mais esses números. Além disso, agora eles contam com grandes aliados: as redes sociais. “Quando assumimos a secretaria tínhamos apenas 1.600 seguidores, hoje são quase 6 mil. Nossa meta é chegar a 10 mil até agosto. Estamos anunciando todas as principais vagas a perfis através dessas ferramentas. Fica mais fácil para a população que quer emprego se atualizar e buscar a vaga que mais se adeque a sua realidade”, explica o secretário.
E, para este mês do trabalhador, o Sine está lançando uma nova ferramenta para facilitar o preenchimento de vagas. “Deixaremos apenas de divulgar vagas e vamos iniciar o preenchimento de candidatos pelo Facebook. Eles irão assim já enviar o perfil deles através de uma ficha de inscrição que estamos disponibilizando o que vai fazer com que o processo seja mais rápido e eficiente do que é hoje. ”, explica Brito.

O Ônibus do Trabalho e Emprego também está trabalhando de forma intensa, afinal, só este ano, já foram emitidas mais de 1.000 carteiras de trabalho. Segundo o secretário, esse meio é um dos que mais têm dado resultado. “Estamos fortalecendo a presença do Sine em todo o Estado. A ação que tem dados mais resultado é o Ônibus do Trabalho e Emprego, que leva esses serviços aos municípios onde não existe posto do Sine. Inauguramos também um posto em Rio Largo, e estamos reabrindo depois de dois anos os postos de Penedo e Santana do Ipanema”, conta o secretário.

Cursos e oportunidades

A secretaria está concedendo 4.300 bolsas de cursos gratuitos disponibilizadas pela Microsoft e pela Ticket. No caso do curso da Microsoft, o foco é formação digital e no pacote Office, que, geralmente, serve de pré-requisito para qualquer pessoa que procure um emprego hoje no mercado de trabalho. Já o curso da Ticket é voltado para pessoas interessadas em trabalhar ou abrir seu próprio negócio no ramo da alimentação como, por exemplo, bares, pousadas, hotéis e restaurantes.

Segundo Brito, as oportunidades não vão parar por aí. “Iremos focar também em algumas ações voltadas para o empreendedorismo. Acredito que esse possa ser um bom caminho para enfrentar a crise que, teoricamente, se avizinha. Cada novo empreendedor é um posto de trabalho livre no mercado e cada novo empreendedor que deu certo são mais dois, três ou quatro postos criados para atender à população”, explica.

A previsão é que também não faltem chances para os setores esquecidos no passado. Ainda este ano, deve ser lançado um plano estadual para pessoas com deficiência física que irá focar na intermediação de mão de obra para esse público atuando junto as empresas para criar um ambiente adequado para receber esses novos colaboradores. Além desse, deverá ser lançado outro plano focando os reeducandos do sistema prisional, que terá como prioridade colocar essas pessoas no mercado de trabalho. “Para esses dois planos ainda estão previstas capacitações e qualificações profissionais para que eles possam ampliar seu grau de empregabilidade”, finaliza o secretário.