Maceió

Central JÁ do Shopping Pátio inaugura Sala do Empreendedor

Por Redação com assessoria 23/04/2015 11h11
Central JÁ do Shopping Pátio inaugura Sala do Empreendedor
- Foto: Paulo Rios

A primeira Sala do Empreendedor da cidade de Maceió foi inaugurada nessa quarta-feira (22), no Benedito Bentes, para atender os empreendedores dos bairros da parte alta da capital. Fruto de uma parceria entre o Sebrae em Alagoas, a Prefeitura de Maceió e a Associação Comercial, a Sala integra os serviços da Central JÁ de Atendimento, instalada dentro do Shopping Pátio Maceió, e irá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Essa é a 68ª sala em funcionamento no estado de Alagoas, uma alternativa advinda da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) para desburocratizar e agilizar o atendimento a empresários e potenciais empresários de negócios de pequeno porte. O espaço foi inaugurado pelo prefeito da capital, Rui Palmeira, pelo superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Kennedy Calheiros, a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Solange Jurema, e a superintendente do Shopping Pátio Maceió, Cristina Veiga.

Entre os serviços ofertados na Sala estão: orientações para montar e formalizar um negócio, emissão de certidões e notas fiscais, informações sobre linhas de crédito disponíveis para pequenas empresas e sobre licitações da prefeitura, impressão de guias de pagamento de impostos e acesso às capacitações, cursos e palestras promovidos pelo Sebrae e seus parceiros.

"Esse é um espaço para que o empreendedor possa ter a liberdade de tratar assuntos do seu negócio, tirar suas dúvidas, dar o encaminhamento necessário para que seu trabalho tenha o sucesso e prospere profissionalmente. O Sebrae tem o corpo técnico totalmente preparado para atender o empresário do micro e pequeno negócio. O apoio da Prefeitura foi fundamental nesse processo, dando espaço para que as próprias entidades empresariais venham se organizar", declarou Kennedy Calheiros.

O prefeito Rui Palmeira destacou a importância da Sala, ressaltando que ela surge para fomentar o empreendedorismo, impactando na geração de empregos em Maceió. "Temos buscado estimular as MPE através das compras governamentais, cumprindo a Lei Geral, e entendemos a importância dessa parceria da Prefeitura com o Sebrae, buscando formalizar e capacitar o empreendedor, já que são milhares em nossa capital. Nossa intenção, além de tudo, é gerar empregos", destacou o prefeito de Maceió.

 

Em maio, mais duas Salas do Empreendedor serão inauguradas na cidade de Maceió. Uma unidade passa a funcionar no prédio da Associação Comercial, no bairro do Jaraguá, para distribuir o atendimento no Centro. No mesmo mês, será a vez do Jacintinho receber o espaço para atender a população local e dos bairros do entorno.

Nova estrutura

A nova Sala do Benedito Bentes possui dois espaços de atendimento ao empreendedor, sendo um deles para a realização das consultorias, que podem ser na modalidade Hora Marcada ou com o consultor de plantão. Assim, o empresário da região pode ser orientado para a solução do portfólio do Sebrae que mais se adequa à demanda do seu negócio sem precisar se deslocar até o Centro de Maceió, onde está localizada a sede da instituição.

"É muito difícil, às vezes, para o empresário do micro e pequeno negócio deixar a sua empresa para ir fazer um curso ou buscar uma orientação em outro bairro. Então, uma Sala do Empreendedor aqui no Benedito Bentes, uma estrutura tanto da Prefeitura como do Sebrae, para que ele tenha esse atendimento e facilitações mais próximo do seu trabalho, dá mais conforto ao empresariado e aproxima nossos serviços dos potenciais empreendedores", defendeu Marcos Vieira.

A expansão dos serviços é o próximo passo que a parceria firmada entre o Sebrae e a direção do Shopping Pátio Maceió pode trazer, com uma instalação maior para utilização do espaço físico do centro comercial para palestras e cursos sobre empreendedorismo, ampliando ainda mais os serviços ofertados por ambas as partes.

"Mais do que aumentar o cardápio de produtos para o público, nosso foco é prestar um serviço ainda maior, que é o de capacitar as pessoas do entorno para o empreendedorismo. A Sala do Empreendedor vem para complementar e até acender essa ideia na população sobre a possibilidade de ser um empreendedor, e o Shopping Pátio já tem esse carimbo da prestação de serviço e atendimentos no seu mix de lojas", apontou Cristina Veiga, superintendente do Pátio Maceió.

De acordo com a Semtabes, cerca de 80% dos negócios formalizados em Maceió são MPE, público-alvo da Sala, ao lado do Microempreendedor Individual (MEI). Já o Sebrae em Alagoas aponta que os bairros da parte alta de Maceió possuem cinco mil empreendimentos formalizados e um número considerável de pequenos negócios ainda na informalidade.