Capital

Edufal inaugura nova unidade no Espaço Cultural

Por Assessoria 14/04/2015 16h04
Edufal inaugura nova unidade no Espaço Cultural

Na última sexta-feira (10), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) abriu as portas de sua segunda extensão, localizada no Espaço Cultural Universitário, na praça Sinimbu. Na ocasião, nove títulos foram lançados, sete deles pela Editora e outros pelas editoras Hucitec e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais (IECPS).

A Extensão da Editora dá continuidade a uma das prioridades da atual gestão, que busca levar a Edufal além dos muros da Universidade e incentivar a produção de futuras publicações, aproximando a Editora dos mais diferentes públicos.

A cerimônia de inauguração da unidade da Editora reuniu o reitor e vice-reitora da Universidade, Eurico Lôbo e Rachel Rocha, a equipe da Edufal, conduzida pela diretora Stela Lameira, além dos autores e organizadores dos livros lançados e convidados.

Durante a solenidade, a professora Stela Lameira não escondeu a felicidade pela inauguração de mais um espaço de extensão da Edufal e, em seu discurso, agradeceu à gestão da Ufal e à equipe da Editora. “Estamos realizando um de nossos objetivos, o de levar a Edufal para ações extramuros. Estar no Espaço Cultural é estar em um local estratégico. É um polo de comunicação com a sociedade”, destacou.

A abertura desse novo espaço literário é motivo de satisfação para a aluna da graduação em dança da Ufal, Cleci Nascimento. “Era inviável para os estudantes dos cursos de arte do Espaço se deslocarem para a sede da Edufal. A abertura dessa nova livraria é importante tanto para a comunidade acadêmica, como para a sociedade”, avaliou.

Na cerimônia, a vice-reitora, Rachel Rocha, reforçou a importância da expansão dos limites físicos da Editora, além de oferecer mais um espaço de leitura à comunidade. “Tínhamos como um dos propósitos dessa gestão levar a Editora aos espaços mais distantes onde a Ufal chegou. A Edufal vem para dar vazão à produção de conhecimento e oferecer esses produtos à comunidade”, disse.

A vice-reitora destacou ainda a inauguração de mais uma extensão da Edufal até 2016, esta no Campus Arapiraca. “No final de 2014, a Edufal chegou ao Campus Sertão, em Delmiro Gouveia, e agora, ao Espaço Cultural. Nosso próximo passo será levar a Editora ao Campus Arapiraca”, revelou Rachel Rocha.

O reitor Eurico Lôbo agradeceu a presença do público e parabenizou a equipe da Edufal e o diretor do Espaço Cultural, Sérgio Onofre, por mais uma conquista para a Universidade. “É um momento de grande felicidade. Mesmo passando por um período de dificuldade no cenário brasileiro como um todo, nós temos a capacidade de investir em conhecimento. É ele que, efetivamente, transforma a sociedade”, disse.

Para o professor Sérgio Onofre, o novo espaço contribui para o enriquecimento na área da cultura. “A presença da Editora é fundamental para consolidar o projeto que chamamos de Espaço Cultural. Agora, nós reunimos várias esferas da cultura, com música, dança, teatro, ações de projeção de cinema e, agora, um local destinado à leitura”, reforçou.

O evento contou ainda com um coquetel para os convidados e apresentações culturais do Quarteto de Clarinetas, grupo contemplado pelo Programa de Iniciação Artística (Proinart), e dos músicos Sirleide Silva, vocalista, e Werbeth Pimentel ao violão, com um repertório de música popular brasileira.