Educação

Representantes dos Xucuru- Kariri reivindicam melhorias na educação indígena

Por Redação com assessoria 09/04/2015 09h09
Representantes dos  Xucuru- Kariri reivindicam melhorias na educação indígena
- Foto: Valdir Rocha

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) se reuniu com representantes da comunidade indígena Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios, para discutir demandas do grupo.

Dentre as principais reivindicações do povo Xucuru-Kariri, constavam demandas relativas às áreas de infraestrutura e recursos humanos das escolas indígenas.

Na ocasião, foi anunciado que nesta quinta-feira (9) haverá a assinatura da homologação da licitação da reforma da escola da rede estadual localizada na Mata da Cafurna, uma das unidades que atendem à comunidade Xucuru Kariri. As obras na escola devem começar em até 17 dias.

Também foi informado que a SEE dará encaminhamento ao processo que estabelece a criação do cargo de professor indígena na rede estadual. Nos próximos dias, o documento será encaminhado ao Gabinete Civil e, posteriormente, será levado à Assembleia Legislativa para avaliação.

Outra reivindicação da comunidade diz respeito à oferta de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas aldeias. Esta demanda será atendida a partir do segundo semestre de 2015, após o anúncio da pactuação da oferta de cursos do Pronatec pelo MEC, a qual deve ocorrer entre junho e julho.

Todas as demandas relativas à educação indígena serão recebidas e encaminhadas pela Diretoria das Modalidades e Diversidades da Educação Básica. Esta diretoria vai integrar a comissão que elaborará o estudo que identificará quais serão as próximas escolas a receber o regime de educação em tempo integral, bem como apresentar as demandas da comunidade indígena na comissão.

"A SEE trabalha pela educação de todo o povo de Alagoas e, por meio da Diretoria da Diversidade, teremos um canal direto de comunicação com os povos indígenas. Além disso, teremos uma outra reunião mais ampla contemplando todas as comunidades indígenas para discutirmos as demandas desta população em Alagoas", adiantou a secretária Laura Souza.